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Título: Vidas financeiras: a influência das heurísticas e vieses no comportamento para o superendividamento.
Autor: Silva, Genilda Karla Nobre da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7054065410080769
Orientador: Albuquerque, Hortência Cruz de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4316127961561473
Co-orientador : Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/0639256942534141
Palavras-chave: Finanças pessoais;Dívidas;Comportamento do consumidor;Educação financeira
Data do documento: 22-Fev-2021
Citação: Silva, Genilda Karla Nobre da. Vidas financeiras: a influência das heurísticas e vieses no comportamento para o superendividamento. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Doméstica) - Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Among the consequences of certain consumption behaviors, over-indebtedness has been presented as one of the main dilemmas for Brazilians in these first two decades of the 21st century. Therefore, the general objective of this work was to understand the financial lives of consumers who are or have been in over-indebtedness. Regarding the methodological procedures, the present work has an exploratory-descriptive character of a qualitative nature. For the collection of primary data, on-site observation was carried out and a form was made available on the Google Forms platform. Based on what was observed, we can consider that schooling is not synonymous with financial education, income, its source and amount, together with the number of people who live together, despite not being determining factors in over-indebtedness, can help to worsen both default and quality of life. We hope that this work will contribute to the creation of effective programs to prevent over-indebtedness, protection and consumer education, with a view to influencing financial health and, consequently, improving the quality of life of citizens.
Resumo: Entre os desdobramentos de determinados comportamentos de consumo, o superendividamento tem se apresentado como um dos principais dilemas dos brasileiros nestas duas primeiras décadas do século XXI. Logo, o objetivo geral deste trabalho foi compreender a vida financeira de consumidores/as que estão ou já estiveram em situação de superendividamento. Em relação aos procedimentos metodológicos, o presente trabalho possui caráter exploratório-descritivo de cunho qualitativo. Para a coleta de dados primários foi realizada observação in loco e a disponibilização de um formulário na plataforma do Google Forms. A partir do que se observou, podemos considerar que a escolaridade não é sinônimo de educação financeira; a renda, sua fonte e quantia, junto ao número de pessoas que coabitam, apesar de não serem fatores determinantes no superendividamento, podem auxiliar no agravamento tanto da situação de inadimplência como na qualidade de vida. Considera-se que este trabalho contribui para a criação de programas de prevenção ao superendividamento, proteção e educação do consumidor eficazes, com vistas a influenciar na saúde financeira e consequentemente na melhoria da qualidade de vida dos/as cidadãos/ãs.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4026
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