Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4011
Título: Uso das especiarias e condimentos na alimentação em substituição do sal.
Autor: Santos, Edna Izidio dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1129509950985883
Orientador: Silva, Celiane Gomes Maia da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3760947810306402
Palavras-chave: Educação alimentar e nutricional;Hábitos alimentares;Especiarias;Sal
Data do documento: 26-Out-2020
Citação: Santos, Edna Izidio dos. Uso das especiarias e condimentos na alimentação em substituição do sal. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Doméstica) - Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumo: No contexto atual da sociedade o elevado consumo de sal e sua utilização em excesso na preparação de alimentos têm contribuído para o aparecimento de doenças como hipertensão, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), problemas renais, envelhecimento precoce, osteoporose, obesidade, perda de apetite, câncer de estômago, entre outras. Diante dessa problemática objetivou-se com o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) para formação em Economia Doméstica realizar uma ação educativa teórica e prática sobre a importância da substituição do sal por condimentos e especiarias na alimentação. Foram desenvolvidas atividades teóricas e práticas sobre o uso de condimentos e especiarias em substituição ao sal na preparação de alimentos com estudantes de uma Escola Técnica Profissionalizante da cidade do Recife. A partir daí foram aplicados dois questionários, um inicial para avaliar o conhecimento inicial dos (as) participantes sobre o uso de especiarias na alimentação, e outro final para avaliar o aproveitamento das atividades desenvolvidas durante o ESO. Foi observado que a proposta da retirada do sal das preparações em troca da utilização das especiarias para dar sabor às preparações causou uma reação de descrédito e resistência, porém, com o decorrer das atividades os resultados foram excelentes. Os dados coletados por meio do questionário inicial demonstraram que o conhecimento dos participantes sobre “Especiarias, Ervas Aromáticas e Condimentos” era muito baixo. Após o desenvolvimento das atividades propostas, foi aplicado um questionário final a fim de avaliar se a troca do sal pelas especiarias conseguiu impactar os participantes. As respostas mostraram que 90% dos participantes realmente aprenderam sobre as Especiarias e seus benefícios, ajudando-os a entender que a diminuição ao máximo da utilização do sal nas preparações com o uso das especiarias pode tornar as refeições ainda mais saborosas e saudáveis. Os (as) participantes passaram a utilizá-las com maior assiduidade, tendo consciência das propriedades que possuem e do quanto esse hábito agrega benefícios à saúde.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4011
Aparece nas coleções:TCC - Economia Doméstica (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_ednaizidiodossantos.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.