Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4000
Título: | Análise das relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) nas questões de química do Exame Nacional do Ensino Médio edição 2021 |
Autor: | Oliveira, Brenda Silva |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/8709791672347257 |
Orientador: | Firme, Ruth do Nascimento |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/7234636790850019 |
Palavras-chave: | Avaliação educacional;Química (Ensino médio);Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação;Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) |
Data do documento: | 31-Mai-2022 |
Citação: | OLIVEIRA, Brenda Silva. Análise das relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) nas questões de química do Exame Nacional do Ensino Médio edição 2021. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | The National High School Exam (Enem) is a national assessment created in 1998 with the objective of evaluating students' performance at the end of basic education. In 2009, it was reformulated and started to be used as an instrument for entering higher education with the aim of democratizing opportunities for access to higher education. The exam aims to assess the quality of basic education and encourage the restructuring of the school curriculum. In this research, the Enem is also conceived as an indicator of the presence of the science-technology-society (CTS) approach in high school. Therefore, the objective of this work is to analyze the CTS relationships established in the questions related to the chemical contents of the Natural Sciences notebook and its technologies of the Enem in the 2021 edition. we carried out a documentary research with a qualitative approach to the data, which considered quantitative data. For the analysis, assumptions of the Discursive Textual Analysis were considered. Based on the results of the analysis, it can be said that: most of the questions covered different themes, with a predominance of the theme of environmental pollution; most questions explored scientific and technological aspects; and Science-Technology, Science-Society, Technology-Society and Science-Technology-Society relationships were identified, with a predominance of the former. In this sense, considering that in the CTS approach the three dimensions are articulated, it is concluded that this type of approach seems to be still incipient in the teaching of Chemistry in Brazilian High Schools. |
Resumo: | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação nacional criada em 1998 com objetivo de avaliar o desempenho dos alunos ao término da educação básica. Em 2009, ocorre uma reformulação e passa a ser utilizado como instrumento de ingresso à educação superior com finalidade de democratizar as oportunidades de acesso ao Ensino Superior. O exame tem como objetivo avaliar a qualidade da educação básica e fomentar a restruturação do currículo escolar. Nesta pesquisa, o Enem é concebido também como indicador da presença da abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino médio. Portanto, o objetivo desse trabalho é o de analisar as relações CTS estabelecidas nas questões relativas aos conteúdos químicos do caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do Enem na edição 2021. Metodologicamente, optamos pela edição mais recente do Enem, a de 2021, e realizamos uma pesquisa documental com abordagem qualitativa dos dados, que considerou dados quantitativos. Para as análises foram considerados pressupostos da Análise Textual Discursiva. A partir dos resultados das análises podem dizer que: a maior parte das questões contemplaram diferentes temáticas, com predominância da temática poluição ambiental; a maioria das questões explorou aspectos científicos e tecnológicos; e relações do tipo Ciência-Tecnologia, Ciência-Sociedade, Tecnologia-Sociedade e Ciência-Tecnologia-Sociedade foram identificadas, com predominância das primeiras. Nesse sentido, considerando que na abordagem CTS as três dimensões são articuladas, conclui-se que esse tipo de abordagem parece ser ainda incipiente no ensino de Química no Ensino Médio brasileiro. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4000 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Química (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_brendasilvaoliveira.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.