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Título: Educação em Direitos Humanos no cotidiano das universidades: reflexões a partir do Projeto Diálogos.
Autor: Bispo, Jorge Luiz dos Santos Monteiro
Orientador: Fernandes, Raquel Aragão Uchôa
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9733983138830524
Palavras-chave: Direitos Humanos;Desigualdades sociais;Prisioneiras;Extensão universitária
Data do documento: 2021
Citação: Bispo, Jorge Luiz dos Santos Monteiro. Educação em Direitos Humanos no cotidiano das universidades: reflexões a partir do Projeto Diálogos. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Doméstica) - Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The Dialogues project has been developed since 2017 within the scope of the Observatório da Família / Menino Miguel Institute and represents the possibility of expanding spaces for human rights education in the daily life of the Federal Rural University of Pernambuco / UFRPE. The project works by creating spaces for reflection on themes linked to the fields of families, subordinates, access to rights, public policies and justice. The purpose of the proposal is to build and experience spaces for debate and reflection on public issues related to Human Rights, through the integration between extension actions at the University and groups / institutions / linked to the field of management, social movements, social justice, seeking to make feasible debates related to experiences from different “work floors”, enabling reflection and deepening of themes based on concrete experiences that are daily experienced in the meetings between subjects, such as institutions and access to rights. The delimitation of fields, selection of themes, subjects involved in the processes of mediation and dialogue, were carried out based on the themes of action of the Family Observatory, a group linked since 2011 to the Department of Domestic Sciences, today Department of Consumer Sciences and currently linked to the Menino Miguel Institute. For this article we will make the cut in the last two years of action of the project, 2018 and 2019, a period in which the actions of the Family Observatory turned to the perspective of the urban subaltern Ways of Life of bodies and us with experience of prison. We will present 5 debates held during the period, with themes related to the daily life and the experience of and in prison and, also, in the integration process between extension and research, 3 three focus groups with reflections on prison, incarceration and incarcerated bodies. The results point to the need to bring the theme of prison into the Universities as a way of broadening the understanding of future professionals in different areas about the trajectories that lead to incarceration in a society that is noted for the mass incarceration of young people, black, poor and peripheral.
Resumo: O presente artigo foi desenvolvido a partir do projeto Diálogos que vem sendo desenvolvido desde o ano 2017 no âmbito do Observatório da Família/Instituto Menino Miguel e curso de Bacharelado em Economia Doméstica e representa a possibilidade de ampliação de espaços para educação em Direitos Humanos no cotidiano da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE. O projeto atua através da criação de espaços de reflexão sobre temáticas vinculadas aos campos das famílias, subalternidades, acesso a direitos, políticas públicas e justiça. O objetivo da proposta é o de construir e experienciar espaços de debate e reflexão sobre as temáticas relativas aos Direitos Humanos, através da integração entre as ações de extensão na Universidade e grupos/instituições/indivíduos vinculados ao campo da gestão pública, movimentos sociais, sistema de justiça, buscando viabilizar debates relacionados às experiências provenientes de diferentes “chão de trabalho”, viabilizando a reflexão e aprofundamento dos temas a partir de experiências concretas cotidianamente vivenciadas nos encontros entre os sujeitos, as instituições e o acesso aos direitos. A delimitação dos campos, seleção das temáticas, dos sujeitos envolvidos nos processos de mediação e o diálogo, se efetivaram a partir dos temas de atuação do Observatório da Família, grupo vinculado desde 2011 ao Departamento de Ciências Domésticas, hoje Departamento de Ciências do Consumo e atualmente vinculado ao Instituto Menino Miguel. Para este artigo faremos o recorte nos dois últimos anos de ação do projeto, 2018 e 2019, período em que as ações do Observatório da Família se voltaram para a perspectiva dos modos de vida subalternos urbanos de corpos e indivíduos com vivência do cárcere. Iremos apresentar seis debates realizados no período, com temas relacionados ao cotidiano e vivência do e no cárcere e, ainda, no processo de integração entre extensão e pesquisa, três grupos focais com reflexões sobre o cárcere, o encarceramento e os corpos encarceráveis. Os resultados apontam para a necessidade de trazer a temática do cárcere para dentro das universidades como forma de ampliar a compreensão dos/as futuros profissionais das diferentes áreas sobre as trajetórias que levam ao encarceramento em uma sociedade que se caracteriza pelo encarceramento em massa de jovens, negros, pobres e periféricos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3994
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