Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3986
Título: | A nova gestão pública nas políticas de educação em Pernambuco: uma análise dos indicadores educacionais de 2007 a 2018 |
Autor: | Cavalcanti, Matheus Henrique Magalhães |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/7430908424391567 |
Orientador: | Bezerra, Gabriella Maria Lima |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/8954499933466652 |
Palavras-chave: | Escolas públicas;Administração pública;Indicadores educacionais;Pernambuco |
Data do documento: | 16-Dez-2021 |
Citação: | CAVALCANTI, Matheus Henrique Magalhães. A nova gestão pública nas políticas de educação em Pernambuco: uma análise dos indicadores educacionais de 2007 a 2018. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | This paper analyzes some results of the implementation of the New Public Management (NGP) in basic education in the state of Pernambuco in the period 2007-2018. For this, we chose to carry out an analysis that adopted, especially, quantitative data collection and analysis techniques. The procedures were divided into two stages, the first was a literature review and the second was the analysis of secondary data. We built a timeline containing the main institutional initiatives aligned with NGP, from the AlepeLegis portal, to assess the adhesion of public managers to this type of management. In addition, we also built and analyzed the indicators of the state system of basic education from the School Census Synopsis, made available by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) to identify the influence of management on the indicators. Thus, we realize that the institutional framework, created by a technical elite of state managers aligned with the NGP, influenced the quantitative improvement of educational indicators. However, when we deepened the analysis of indicators referring to teachers, we realized that, contrary to previous results, the impact of NGP on teacher indexes, when compared to Brazilian numbers, did not show positive results. |
Resumo: | Este trabalho analisa alguns resultados da implementação da Nova Gestão Pública (NGP) na educação básica do estado de Pernambuco no período 2007-2018. Para isto, escolhemos fazer uma análise que adotou, especialmente, técnicas quantitativas de coleta e análise de dados. Os procedimentos foram divididos em duas etapas, a primeira foi uma revisão bibliográfica e a segunda foi à análise dos dados secundários. Construímos uma linha do tempo contendo as principais iniciativas institucionais alinhadas a NGP, a partir do portal AlepeLegis, para avaliar a adesão dos gestores públicos a esta modalidade de gestão. Além disso, também construímos, e analisamos, os indicadores da rede estadual de educação básica a partir da Sinopse do Censo Escolar, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para identificar a influência da gestão sobre os indicadores. Sendo assim, percebemos que o arcabouço institucional, criado por uma elite técnica dos gestores estaduais alinhados à NGP, influenciou a melhora quantitativa dos indicadores educacionais. Porém, ao aprofundarmos a análise dos indicadores referentes aos docentes, percebemos que, ao contrário dos resultados anteriores, o impacto da NGP nos índices dos professores, quando comparados com os números brasileiros, não apresentaram resultados positivos, ligando um alerta para a educação pernambucana. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3986 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_matheushenriquemagalhaescavalcanti.pdf | 756,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.