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Título: Poeticamente cultiva a mulher o mundo: gênero e agroecologia construindo saberes, sujeitos e autonomia.
Autor: Oliveira, Jannah Bruna Miranda de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6393940895948072
Orientador: Jalil, Laeticia Medeiros
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3792267648624578
Palavras-chave: Trabalhadoras rurais;Agricultura familiar;Ecologia agrícola;Relações de gênero;Autonomia
Data do documento: 8-Nov-2020
Citação: Oliveira, Jannah Bruna Miranda de. Poeticamente cultiva a mulher o mundo: gênero e agroecologia construindo saberes, sujeitos e autonomia. 2020. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Las desigualdades de género en el mundo rural producen la invisibilidad de la mujer rural respecto a sus actividades productivas y reproductivas en la agricultura familiar, afectando también las representaciones sociales y su propio reconocimiento como trabajadoras y sujetos políticos y sociales. Así, a través de una investigación cualitativa de carácter exploratorio y bibliográfico, y utilizando los conceptos de género y patriarcado, este estudio pretende reflexionar sobre la construcción del conocimiento de las mujeres agricultoras agroecológicas a partir de la investigación de las Libretas Agroecológicas como herramienta político-pedagógica de reconocimiento de su actividad productiva y de la transformación social. El estudio reveló que, al replantear el concepto de conocimiento estrechamente relacionado con la experiencia colectiva de construir este conocimiento sobre sus capacidades productivas, pero también sobre sus subjetividades y formas ancestrales de cuidar la vida humana y no humana, las mujeres resignifican su propio ser en el mundo, reivindicando el estatus de sujetos sociales y políticos constituidos a partir de sus cuerpos, vivencias y territorios.
Resumo: As desigualdades de gênero no mundo rural produzem a invisibilidade das mulheres rurais no que concerne às suas atividades produtivas e reprodutivas na agricultura familiar, afetando também as representações sociais e o seu próprio reconhecimento enquanto trabalhadoras e sujeitos políticos e sociais. Assim, através de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e bibliográfico, e utilizando os conceitos de gênero e patriarcado, este estudo pretende refletir sobre a construção do conhecimento das mulheres agricultoras agroecológicas a partir da pesquisa das Cadernetas Agroecológicas como uma ferramenta político-pedagógica de reconhecimento de sua atividade produtiva e de transformação social. O estudo revelou que, ao ressignificarem o conceito de saber estreitamente relacionado à experiência coletiva de construção desse saber sobre suas capacidades produtivas, mas também sobre suas subjetividades e formas ancestrais de cuidado da vida humana e não humana, as mulheres ressignificam o seu próprio ser no mundo, reivindicando um status de sujeitos sociais e políticos constituídos a partir de seus corpos, vivências e territórios.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3978
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