Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/397
Título: Marcação neuronal dos gânglios da cadeia simpática de ratos (R. Norvergicus) utilizando o HRP como traçador +
Autor: Bittencourt, Alexandre Motta
Mota, Diógenes Luís da
Amorim Júnior, Adelmar Afonso
Amorim, Marleyne José Afonso Accioly Lins
Palavras-chave: Ratos;Timo;Sistema nervoso simpático;Sistema nervoso central
Data do documento: 1993
Citação: Bittencourt, Alexandre Motta; et. al. Marcação neuronal dos gânglios da cadeia simpática de ratos (R. Norvergicus) utilizando o HRP como traçador +. Cadernos Ômega. Série Biologia, Recife, n. 3, p. 11-19, 1993.
Abstract: A investigação tem como objetivo o estudo da inervação simpática do timo de rato. A peroxidase do rábano silvestre foi utilizada como marcador dos corpos celulares que irão originar as fibras nervosas responsáveis pela inervação desta glândula. Em 19 animais (albino wistar) foram submetidos a anestesia geral com hidrato de cloral a 10% e injetado no timo o HRP-WGA bilateralmente em ambos polos apicais do timo. Após 3 dias de sobrevida, estes animais eram novamente anestesiados e perfundidos transcardiacamente com Karnovsky como fixador. Em seguida foram retiradas as cadeias simpáticas direita e esquerda e submetidas a reação histoquímica para evidenciação do marcador. Os neurônios distribuíram-se desde o primeiro gânglio cervical até o décimo nono torácico, embora estas marcações tenham sido encontradas em maior número no gânglio cervical superior e gânglio estrelado. Estes achados dão contribuição no entendimento desta inervação do timo, em relação ao sistema nervoso autônomo.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/397
Aparece nas coleções:n. 3, 1993 (Série Biologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n3_1993_bio_02.pdf387,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador