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Título: A Louvação de Oyá - o ritual da ancestralidade performática.
Autor: Cunha, Fábio Cruz da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3486867827469215
Orientador: Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1540473468896261
Palavras-chave: Cultos afro-brasileiros;Candomblé - Rituais;Oya (Orixá)
Data do documento: 19-Dez-2019
Citação: Cunha, Fábio Cruz da. A Louvação de Oyá - o ritual da ancestralidade performática. 2019. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: There is rituality in any aspect of the human life. This refers to the organization and selection of actions, spaces, people, that are understood as following processes for a certain event. In the religious space, the ritual occupies a prominent place, because of its educational, doctrinal character and its transcendental nature. The “louvação de Oyá” is a ritual proper of the one Afro-Brazilian Religion called Nação Xambá. The history of this religion is closely linked to the coronation of “Orixá” Oyá Dupé by Maria de Oyá - the first priestess of the religious community Xambá. This coronation takes place at middday on December 13, 1932 by Mister Artur Rozendo: religious leader called babalorixá in your religion.This ritual was perpetuated in this religious group, by the second priestess “Ialorixá” Mãe Biu for more than 43 years, becoming an example of resistance to ancestry. The first religious temple in this community called "terreiro" was closed for 12 years and its leader was killed after a religious persecution of police, leading to his death. This persecution of African religions sought to prohibit people from professing their religion during the 1930s.This monograph was the result of the ethnographic research of this ceremony of the “Louvação de Oiá” on December 13, 2018 in the Temple of the Nação Xambá which is located at 65 on Rua Severina Paraíso, neighborhood of the São Benedito - Olinda. It was used as a theoretical reference for this monograph Mariza Peirano and Vadir Pedde, seeking to apply Stanley Tambiah's Theory of Performance to the referred ritual.
Resumo: A ritualidade existe em qualquer âmbito da vida humana no que se refere à organização e a seleção de ações, espaços, pessoas, compreendidas como sequência de processos para um determinado evento. No espaço religioso, o ritual ocupa um lugar de destaque, tendo em vista o seu caráter educativo, doutrinário e sua natureza transcendental. A Louvação de Oyá é um ritual próprio da Nação de Candomblé Xambá. Sua história remente à coroação do orixá Oyá Dupé de Maria de Oyá - primeira Ialorixá da Nação Xambá- que ocorreu às 12 horas do dia 13 de dezembro em 1932 pelo seu Babalorixá Artur Rozendo. Esse ritual foi perpetuado na Nação Xambá, pela segunda Ialorixá Mãe Biu por mais de 43 anos, vindo a tornar-se um exemplo da resistência da ancestralidade, tendo em vista que o primeiro terreiro do Povo Xambá foi fechado por 12 anos e teve sua primeira Ialorixá morta após perseguição policial e adoecimento traumático de sua prisão, devido a perseguição às religiões de Matrizes Africanas em que se deu a proibição de poder professar sua religião durante a década de 30 do século passado. Essa monografia foi o resultado da pesquisa etnográfica desta cerimônia da Louvação de Oyá no dia 13 de dezembro de 2018 no terreiro da Nação Xambá que se localiza no n°65 na Rua Severina Paraíso, Bairro de São Benedito - Olinda. Foi utilizado como referencial teórico para essa monografia Mariza Peirano e Vadir Pedde, buscando aplicar a Teoria da Performance de Stanley Tambiah ao referido ritual.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3965
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

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