Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3963
Título: | Controvérsias em torno de um conceito: um estudo da raça nas Ciências Sociais |
Autor: | Nascimento, Elisa Duarte |
Orientador: | Portela Júnior, Aristeu |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/2261345425063739 |
Palavras-chave: | Raças;Conceitos;Relações raciais;Desigualdades sociais;Racismo;Brasil |
Data do documento: | 10-Dez-2019 |
Citação: | NASCIMENTO, Elisa Duarte. Controvérsias em torno de um conceito: um estudo da raça nas Ciências Sociais. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | This term paper aims to understand the importance of the 'race' category in the sociological explanations of social inequalities, for such, we present a historic of the 'race' debate in Brazil. We will point out the ideologies behind the concept of race in racists and anti-racists theories that were spread in the country on the nineteenth century, we will expose the imbrications between the aspects of race and class and analyze, through the example of Affirmative Actions of racial quotas for the ingress to higher education, how is the current debate of race relations in Brazil. We use the literature review of several authors considered of great importance for the national and international debate of ethnic-racial relations. We realize, at the end of the study, that even though some authors advocate overcoming the use of 'race' as a scientific concept, it remains a social marker and, thus, remains extremely important to understand our social reality. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a importância da categoria “raça” na explicação sociológica das desigualdades sociais. Para tal, apresentamos um histórico do debate acerca da “raça” no Brasil, apontando as ideologias por trás do conceito nas teorias que se espalharam no país a partir do século XIX, expondo as imbricações entre os aspectos de raça e classe e analisando, através do exemplo das Ações Afirmativas de cotas raciais para o ingresso ao ensino superior, como se encontra o debate atual das relações raciais no Brasil. Nos utilizamos da revisão bibliográfica de diversos autores considerados de grande importância para o debate das relações étnico-raciais nacionais e internacionais. Percebemos, no fim do estudo, que por mais que alguns autores preguem a superação da utilização da “raça” enquanto conceito científico, este segue sendo um marcador social e, dessa forma, persiste sendo de extrema importância para entendermos a realidade social. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3963 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_elisaduartenascimento.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.