Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3962
Título: | Socialização no ambiente universitário: mediações nas relações docentes e discentes |
Autor: | Silva, Eliane Pereira da |
Orientador: | Brito, Paulo Afonso Barbosa de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0891943804378064 |
Palavras-chave: | Socialização;Professores e alunos;Ensino superior;Análise de interação em educação |
Data do documento: | 15-Dez-2021 |
Citação: | SILVA, Eliane Pereira da. Socialização no ambiente universitário: mediações nas relações docentes e discentes. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | This work aims to investigate the socialization in the university environment from the mediations in the relationships between professors and students in the Bachelor of Social Sciences course at UFRPE. To do so, at first there was a bibliographical review, based on the literature consultation that deals with the themes of the history of social sciences at UFRPE from the perspective of the concept of authors who dialogue with the socialization and analysis of the Pedagogical Project of the Course ( PPC). During the data collection research, carried out through a questionnaire with the participation of twenty students, socializing experiences are evidenced both based on cooperation and solidarity, as well as on control and manipulation, with the first overlapping the second. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar a socialização no ambiente universitário a partir das mediações nas relações entre docentes e discentes no curso de Bacharelado em Ciências Sociais na UFRPE. Para tanto, em um primeiro momento houve uma revisão bibliográfica, a partir da consulta de literatura que trata das temáticas da história das Ciências Sociais na UFRPE sob a perspectiva do conceito dos autores que dialogam com a socialização e da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Durante a pesquisa da coleta de dados, realizada por meio de questionário com a participação de vinte discentes, são evidenciados experiências socializantes tanto baseadas na cooperação e solidariedade, quanto no controle e na manipulação, sendo que as primeiras se sobrepõem às segundas. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3962 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_elianepereiradasilva.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.