Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3956
Título: Reflexões sobre a sociologia das emoções: a vergonha de falar em público.
Autor: Silva, Adriana Maria Batista da
Orientador: Medeiros, Roseana Borges de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6336064567009368
Palavras-chave: Emoções - Aspectos sociológicos;Fala em público;Vergonha
Data do documento: 17-Dez-2021
Citação: Silva, Adriana Maria Batista da. Reflexões sobre a sociologia das emoções: a vergonha de falar em público. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021
Resumo: Esta pesquisa é fruto de um desejo imenso de levar aos professores, alunos, pais ou responsáveis e a quem tem interesse pelo tema sociologia das emoções, a refletirem sobre uma emoção ainda pouco estudada dentro da Sociologia, que é a vergonha de falar em público. A partir da observação das minhas próprias emoções, enquanto estudante, objeto de pesquisa desse trabalho, mergulhei nesse tema, com o objetivo de saber até que ponto, dentro da Sociologia das Emoções esse assunto poderia ser estudado, bem como trazer possíveis alternativas para a superação do incômodo dessa emoção. Para analisar a contribuição da Sociologia das Emoções na compreensão da expressão da emoção da vergonha de falar em público, a metodologia adotada consistiu na revisão bibliográfica, sem a preocupação de enumerar ou medir dados coletados, procurando entender os fenômenos, somente através da revisão de literatura, analisando criticamente as publicações existentes na área. Porém, devido à dificuldade de encontrar obras literárias referentes ao assunto em tela, na corrente da Sociologia das Emoções, esta pesquisa buscou aliar a seus estudos obras da transdisciplinaridade, sob a visão da Psicologia Cognitiva, Psicologia do Budismo Tibetano e de Técnicas de Oratória. Esta opção se justificou porque esse método permitiu encontrar discussões e alternativas para o problema em tela, a partir de estudos anteriormente realizados, trazendo assim esse conceito da educação que compreende o conhecimento de uma forma plural e mais ampla. Dessa forma além dos estudos sociológicos, recorremos à análise de quatro livros transdisciplinares, a saber: “Relações interpessoais e autoestima” (ANTUNES, 2003), “Eu falando em Público” (LUZARDO, 2010), “Matemática e experiência emocional de estudantes numa cultura brasileira e nordestina” (LIMA, 2015), “O Livro das Emoções, Reflexões Inspiradas na Psicologia do Budismo Tibetano” (CÉSAR, 2007), com o objetivo de compreender melhor o tema. Desta forma, se constata a falta de estudos acadêmicos sobre o tema e a necessidade de pesquisá-lo. Assim essa monografia também vem mostrar a oportunidade de inserção de um novo recurso didático em sala de aula, possibilitando uma melhor aprendizagem, permitindo também uma melhor interação entre todos, alunos e professores.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3956
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_adrianamariabatistadasilva.pdf491,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.