Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3953
Título: O uso de referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais em trabalhos de conclusão de curso da UFPE e da UFRPE.
Autor: Melo, Thiago Pessoa de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8548605922378353
Orientador: Benzaquen, Júlia Figueredo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0325443406402140
Palavras-chave: Ensino superior;Produção científica;Colonialismo;Pós-colonialismo;Decolonialidade
Data do documento: 3-Mar-2021
Citação: Melo, Thiago Pessoa de. O uso de referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais em trabalhos de conclusão de curso da UFPE e da UFRPE. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This paper aims to analyse the post-colonial and decolonial theoretical reference usages on final paper at two IFES in Recife city. Such paper is spit in two analytical paths, being one dedicated to cover decolonial Latin American thought and the the concept of "knowledge of Coloniality” in the Modernity/ Coloniality researchers network perspective, the other cares for integrative bibliography research about monograph paper work written on the undergraduate courses at Federal Universities of Pernambuco on the last 10 years, which were used by authors referred theoretically about Post-Coloniality and Decoloniality. Then, even more the theme of the knowledge of Coloniality is being developed (not just in academic spaces), what makes easier the Decolonization of knowledge and the visibility themes before not studied by University
Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar o uso de referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais em trabalhos de conclusão de curso de duas IES de Recife. Tal trabalho dividiu-se em dois eixos analíticos, sendo um dedicado a abordar o pensamento decolonial latino-americano e o conceito de “colonialidade do saber” na perspectiva da rede de pesquisadores modernidade/colonialidade e o outro dedicado a uma pesquisa bibliográfica integrativa que lidou com trabalhos de monografias produzidas nos cursos de graduação da UFPE e UFRPE nos últimos dez anos, nas quais foram usadas pelos/as autores/as referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais. Conclui-se que cada vez mais a temática da colonialidade do saber vem sendo abordada (não apenas em espaços acadêmicos), o que facilita processos de descolonização do saber e a visibilização de temáticas antes não estudadas pela Universidade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3953
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_thiagopessoademelo.pdf345 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.