Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, George Augusto Valença-
dc.contributor.authorOliveira, Nycolas Lacerda de-
dc.date.accessioned2023-02-13T21:54:43Z-
dc.date.available2023-02-13T21:54:43Z-
dc.date.issued2020-10-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Nycolas Lacerda de. Um guia para organização de Hackathons corporativos no contexto de inovação. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3950-
dc.descriptionHackathons se tornaram um fenômeno de inovação mundial graças a uma mudança de paradigma. De eventos focados na resolução de bugs de sistemas, eles passaram a ser percebidos como uma estratégia para inovação aberta em organizações de pequeno a grande porte, como Uber e Facebook. Quando promovidos por empresas privadas, eles são conhecidos como hackathons corporativos, tendo atividades-chaves do negócio como objeto de análise dos participantes. Organizar um hackathon corporativo não é um processo trivial, tendo em vista questões como tipo de público a envolver, duração do evento ou tecnologias e desafios a apresentar. Motivados por esse cenário, realizamos um mapeamento sistemático para identificar o processo de hackathons corporativos (pré-hackathon, hackathon e pós-hackathon) bem como suas principais características (objetivos, participantes, duração, localização e domínio das aplicações) com base em um conjunto de 29 artigos primários. Ao final, conduzimos uma revisão por especialistas, contando com participantes e organizadores de hackathons para interpretar nossos achados e levantar necessidades de ajuste. Desta forma, nossa principal contribuição é propor um guia para organização de hackathons corporativos extraído da literatura e posteriormente enriquecido com a visão dos especialistas.pt_BR
dc.description.abstractHackathons have become a worldwide innovation phenomenon thanks to a paradigm shift. From events focused on solving system bugs, they came to be perceived as a strategy for open innovation in small to large organizations, such as Uber and Facebook. When promoted by private companies, they are known as corporate hackathons, with key business activities as the object of analysis by the participants. Organizing a corporate hackathon is not a trivial process, considering issues such as the type of audience to be involved, the duration of the event or the technologies and challenges to be presented. Motivated by this scenario, we carry out a systematic mapping to identify the process of corporate hackathons (pre-hackathon, hackathon and post-hackathon) as well as its main characteristics (objectives, participants, duration, location and application domain) based on a set of 29 primary articles. At the end, we conducted a review by experts, with participants and hackathon organizers to interpret our findings and raise adjustment needs. In this way, our main contribution is to propose a guide for organizing corporate hackathons extracted from the literature and later enriched with the expert’s view.pt_BR
dc.format.extent50 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHackerspt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectSolução de problemas em grupopt_BR
dc.subjectPromoção de eventos especiaispt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.titleUm guia para organização de hackathons corporativos no contexto de inovaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9735432226857557pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8525564952779211pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_nycolaslacerdadeoliveira.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.