Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3948
Título: Migração camponesa na Zona da Mata Norte de Pernambuco: a trajetória dos agricultores do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança - PE.
Autor: Silva, Ricardo José da
Orientador: Souza, Cláudio Morais de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9245887717292317
Palavras-chave: Migração interna;Trabalhadores da agroindústria açucareira - Aspectos sociais;Zona da Mata (PE : Mesorregião)
Data do documento: 20-Jul-2021
Citação: Silva, Ricardo José da. Migração camponesa na Zona da Mata Norte de Pernambuco: a trajetória dos agricultores do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança - PE. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021
Resumo: Os processos recentes de reestruturação na produção de cana-de-açúcar no Estado de Pernambuco, provocou o fechamento dos antigos Engenhos, ou a sua anexação à grandes usinas de cana-de-açúcar. O presente artigo analisa a imigração e resistência rural dos camponeses da comunidade do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança-PE. Considerou-se o processo histórico de modernização do campo brasileiro, suas consequências sociais e as lutas dos movimentos sociais rurais pela democratização do acesso e o uso da terra. Optou-se pelo uso do metódo qualitativo, baseando-se em técnicas de coletas de dados, como entrevistas abertas, uso de fotografias e visitas in loco. Conclui-se que o processo de mudança não foi apenas reflexos de forças econômicas, embora, tenha sido um dos elementos condicionantes para o fluxo migratório daquela localidade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3948
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_ricardojosedasilva.pdf3,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.