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Título: Uma análise sobre as concepções de masculinidades dos alunos de Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Autor: Stresser, Rafael Lucas
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8925219823793143
Orientador: Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1540473468896261
Palavras-chave: Masculinidade;Socialização;Estudantes universitários
Data do documento: 15-Dez-2021
Citação: STRESSER, Rafael Lucas. Uma análise sobre as concepções de masculinidades dos alunos de Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This research seeks to understand masculinities and socialization processes. The work begins with a debate on the socialization process that Peter and Brigitte Berger (1977) characterize as the imposition of social behaviors. Afterwards, a discussion on hombrity models. His theoretical discussion recalls what Connel (1995) said about patriarchal aspects of certain performances of masculinities. Finally, a short conversation about what Santos (2005) said about the university crises and then Chauí (1999) is used to think about her idea of an operational university and university as a social institution. Although direct observation was not possible due to the health crisis of COVID-19, the semi-structured online interview technique was used to answer the key problem of this research: how are the masculinity models of social science students at UFRPE formed? As a final result, it is found that factors such as parents, friends, and institutions such as the military service and the university are responsible for spreading models of masculinity, but the models are not static and are always in a state of reconfiguration.
Resumo: Esta pesquisa busca entender as masculinidades e os processos de socialização. O trabalho começa com um debate sobre o processo de socialização que Peter e Brigitte Berger (1977) caracterizam como imposição de condutas sociais. Logo após, uma discussão sobre modelos de hombridades. Sua discussão teórica relembra o que disse Connel (1995) sobre aspectos patriarcais de determinadas performances de masculinidades. Por fim uma pequena conversa sobre o que disse Santos (2005) sobre as crises da Universidade e depois utiliza-se Chauí (1999) para pensar sua ideia de Universidade operacional e Universidade como instituição social. Embora não tenha sido possível observação direta devido à crise sanitária da COVID-19, foi utilizada a técnica de entrevista online semiestruturada para responder o problema chave dessa pesquisa: como são formados os modelos de masculinidade dos alunos de Ciências Sociais da UFRPE? Como resultado final descobre-se que fatores como pais, amigos, e instituições como o serviço militar e a Universidade, são responsáveis por difundir modelos de masculinidades, mas os modelos não são estáticos e estão sempre em estado de reconfiguração.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3947
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