Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/394
Título: Ausência de transmissão por sementes do vírus do mosaico severo do caupi
Autor: Assis Filho, Francisco Miguel de
Lima, José Albérsio de Araújo
Ribeiro, Gilvan Pio
Mariano, Rosa de Lima Ramos
Palavras-chave: Semente;Patologia de semente;Feijão-caupi
Data do documento: 1992
Citação: ASSIS FILHO, Francisco Miguel de et al. Ausência de transmissão por sementes do vírus do mosaico severo do caupi. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 4, p. 9-17, 1992.
Abstract: Estudou-se a possibilidade de transmissão do vírus do mosaico severo do caupi - CpSMV. "Cowpea Severe Mosaic Comovirus", através de sementes de seis cultivares de Vigna unguiculata, obtidas de plantas infectadas artificialmente em condições de campo e de casa-de-vegetação. Foram testadas 12.81 7 sementes pelos métodos sorológico, infectividade e plantio direto. Para o teste sorológico utilizaram-se macerados de pares de hipocóltilos, obtidos a partir de 11.120 sementes das cvs. BR 1- Poty, Carrapicho, Pitíuba, Sempre Verde, Seridó e TVu 2331 germinadas em papel toalha e testadas contra anti-soro específico para CpSMV através de dupla difusão em agar. O teste de infectividade foi realizado com 800 sementes das cvs. Carrapicho e Seridó, produzidas em campo, das quais foram dissecados o tegumento, cotilédones e eixo embrionário. Extrato obtido pela maceração em tampão fosfato de 5 unidades de cada uma das partes, foi inoculado em plântulas de caupi cv. Sempre Verde. em casa-de-vegetação, as quais foram observadas por 20 dias, visando verificar a ocorrência ou não de infecç8o viral. Para o plantio direto, 1.000 sementes de 'Carrapicho' e 'Seridó', produzidas em campo, foram postas a germinar em vasos plásticos contendo solo esterilizado, e as plantas observadas por 30 dias. Para confirmação dos resultados do plantio direto, testaram-se sorologicamente 10% das plantas contra anti-soro específico para CpSMV. Observou-se a ocorrência de manchas em sementes de algumas cultivares. A despeito destas alterações no tegumento, não se detectou a presença do vírus em nenhuma semente madura, indicando que o CpSMV não é transmitido através de sementes de caupi.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/394
Aparece nas coleções:n. 4, 1992 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n4_1992_agro_01.pdf430,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.