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Título: Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento pandêmico
Autor: Morais, Mariana Rodrigues de
Brito, Thais da Silva Ayres de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8889060064264737
Orientador: Souza, Gleidson de Oliveira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0977263665311574
Palavras-chave: Autismo;Prática de ensino;Ensino Remoto Emergencial;Estratégias de aprendizagem
Data do documento: 2021
Citação: MORAIS, Mariana Rodrigues de; BRITO, Thais da Silva Ayres de. Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento Pandêmico. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This article aims to analyze the role of teachers of TEA students in remote education, and their strategies. Observing the aspects that involve the new dynamics of the teaching-learning process during the COVID-19 pandemic throughout 2020. The qualitative research, carried out through a bibliographic survey and a pre-structured questionnaire by electronic means. It had nine responding teachers, working in public and private schools, both in kindergarten and elementary school in the Metropolitan Region of Recife, we seek to understand their challenges and pedagogical strategies used in synchronous and asynchronous meetings. The data show that family support in the learning process is a more decisive factor in this new context, marked by social distancing and the need to think together about ways to meet the demands of a public in which the use of concrete materials and monitoring is agreed upon. continuous and face-to-face. It is also noted that there is a deficit in the training of teachers to work with specific TEA students, and in the use of digital tools. Given the low support of educational institutions in general for the adaptation and development to new ways of transmitting knowledge, especially in an atypical scenario.
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar a atuação de professores de alunos TEA no ensino remoto, e suas estratégias de ensino. Observando os aspectos que envolvem a nova dinâmica do processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia de COVID-19 ao longo do ano de 2020. A pesquisa de caráter qualitativo, realizada através de levantamento bibliográfico e questionário pré-estruturado por meio eletrônico.A pesquisa se configura de caráter qualitativo e nos detivemos às ideias apontadas pelos seguintes documentos e autores: Brasil (2020); Miranda (2017) e Volpin (2016).O questionário contou com nove professoras respondentes, atuantes na rede pública e particular, tanto na educação infantil como no ensino fundamental da Região Metropolitana do Recife, buscamos compreender seus desafios e estratégias pedagógicas utilizadas nos encontros síncronos e assíncronos. Os dados apontam que o apoio familiar no processo de aprendizagem é um fator mais decisivo neste novo contexto, marcado pelo distanciamento social e a necessidade de pensar em conjunto formas para suprir as demandas de um público em que se convencionou o uso de materiais concretos e acompanhamento contínuo e presencial. Nota-se também que há um déficit na capacitação de professores para atuação com alunos TEA em específico, e para o uso de ferramentas digitais. Visto o baixo apoio das instituições de ensino em geral para a adaptação e desenvolvimento a novas formas de transmitir saberes, sobretudo em um cenário atípico.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3937
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