Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3936
Título: Interferência estatal e moeda: o papel do bitcoin.
Autor: Vasconcelos, Wallysson Raymar do Amaral
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3867316727024211
Orientador: Carazza, Luís Eduardo Barbosa
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1625397086677760
Palavras-chave: Moeda;Bitcoin
Data do documento: 17-Dez-2021
Citação: Vasconcelos, Wallysson Raymar do Amaral. Interferência estatal e moeda: o papel do bitcoin. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: O bitcoin foi a primeira, das mais de quatro mil moedas digitais que existem, a surgir. Atualmente esse ativo digital é o mais famoso do mundo. Porém, ainda há quem não entenda a tecnologia do bitcoin, muito menos como ela pode revolucionar o sistema financeiro. Sabendo o que é uma moeda digital e como ela funciona o cidadão poderá ter uma maior liberdade para escolher seu investimento podendo alocar, inclusive, seus recursos financeiros de forma que lhe traga o melhor benefício. Através disso, tem-se como objetivo geral apresentar os principais padrões monetários históricos e analisar como o bitcoin está inserido na atualidade. Tendo isso em mente, foi possível a elaboração dos seguintes objetivos específicos: apresentar alguns acontecimentos monetários já vividos; apresentar as vantagens de uma boa condução na política monetária e; saber se as moedas digitais podem ser uma possível via para o cidadão em caso de crise inflacionária. Para a presente pesquisa utilizou-se o modelo descritivo-explanatório. Houve a realização de um levantamento bibliográfico sobre a história da moeda, suas funções e características, sobre a visão de Friedman e a visão clássica a respeito da política monetária, o que é inflação, o que bitcoin e relatos históricos sobre os principais acontecimentos monetários do mundo. Entende-se que os governos tiveram participação significativa nos principais casos apresentados na pesquisa. Sugere-se que há abertura para que pesquisas posteriores analisem não só os desdobramentos do bitcoin, mas de outras moedas digitais para que se possa avaliar se o comportamento dos outros ativos digitais é igual ou semelhante ao do bitcoin.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3936
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_wallyssonraymardoamaralvasconcelos.pdf494,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.