Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3935
Título: | Efeito da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e das redes de amizade em atividades acadêmicas nas escolas públicas do Recife |
Autor: | Nascimento, Vitor Henrique Gomes do |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/2718733201822213 |
Orientador: | Gomes, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/9795791528582607 |
Co-orientador : | Raposo, Isabel Pessoa de Arruda |
Endereço Lattes do Co-orientador : | http://lattes.cnpq.br/2886384626788723 |
Palavras-chave: | Ensino de matemática;Escolas públicas;Motivação na educação;Competições escolares |
Data do documento: | 23-Jul-2021 |
Citação: | NASCIMENTO, Vitor Henrique Gomes do. Efeito da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e das redes de amizade em atividades acadêmicas nas escolas públicas do Recife. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | The Brazilian Public School Math Olympics (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, or OBMEP) is a competition that has held yearly since 2005, with the goal of identifying talented students and to improve basic education. In this paper we use longitudinal data to evaluate the OBMEP’S impact on the amount of hours that students report to have dedicated to studying, how often they have been absent from class, and how often they answer their mathematics homework.We use a difference in differences approach combined with propensity score analysis, the results shows that proximity to a participant in OBMEP’s later phase causes a statistically significant increase on the amount of hours students dedicate to study and on how often they answer their homeworks, it also shows a decrease in how often students are absent from class. |
Resumo: | O objetivo desse trabalho foi analisar o efeito que a existência de um vínculo de amizade com um aluno classificado para a segunda da OBMEP tem sobre algumas variáveis educacionais. Foi utilizado o método de diferenças em diferenças, assim como o modelo de pareamento por escore de propensão, para analisar um conjunto de dados em painel colhidos na Pesquisa Acompanhamento Longitudinal do Desempenho Escolar de Alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental do Recife (FUNDAJ, 2018). Foi encontrado que possuir vínculo de amizade com um aluno participante da segunda fase da OBMEP aumenta a frequência de estudo do estudante, aumenta a frequência com a qual esse aluno realiza as atividades de matemática, assim como diminui o número de faltas escolares do estudante. O resultado sugere a existência de externalidades positivas da OBMEP sobre o ensino da matemática, dado que afeta variáveis comportamentais que mantêm uma relação indireta com o aprendizado e com o desempenho escolar. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3935 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_vitorhenriquegomesdonascimento.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.