Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3932
Título: | A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar |
Autor: | Rocha, Samuel de Albuquerque |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/0186163084173110 |
Orientador: | Silva, Diego Firmino Costa da |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/8895265465747877 |
Palavras-chave: | Ensino fundamental;Rendimento escolar;Relações raciais;Negros - Identidade racial |
Data do documento: | 14-Dez-2021 |
Citação: | ROCHA, Samuel de Albuquerque. A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Estimates of change in performance were found in 6th and 7th grade students from the Public Network of Recife, when they were placed in a situation of racial equality with their Portuguese and Mathematics teachers, with data collected from the Longitudinal Monitoring of Student Performance Survey of Recife's Public Elementary Education Network (FUNDAJ, 2018). Among other information, it was found, through the Differences in Differences method, that brown students showed an improvement in grades in both subjects evaluated, when taught by black or brown teachers, showing a greater identification of race. Black students had an average increase of 5.04 points in Mathematics when they were taught by a black teacher. |
Resumo: | Foram encontradas estimativas de mudança de desempenho em alunos do 6º e 7º ano da rede pública do Recife, ao serem colocados em uma situação de igualdade de raça com seus professores de Português e Matemática, com dados colhidos da Pesquisa Acompanhamento Longitudinal do Desempenho Escolar de Alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental do Recife (FUNDAJ, 2018). Dentre outras informações, foi encontrado, através do modelo das Diferenças em Diferenças, que alunos pardos apresentaram uma melhora de notas em ambas as disciplinas avaliadas, ao serem lecionados por professores pretos ou pardos, mostrando uma maior identificação de raça/cor. Alunos negros tiveram um aumento médio de 5,04 pontos na nota de Matemática quando foram ensinados por um professor negro. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3932 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_samueldealbuquerquerocha.pdf | 189,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.