Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3932
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Diego Firmino Costa da-
dc.contributor.authorRocha, Samuel de Albuquerque-
dc.date.accessioned2023-02-10T20:04:50Z-
dc.date.available2023-02-10T20:04:50Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.citationROCHA, Samuel de Albuquerque. A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3932-
dc.descriptionForam encontradas estimativas de mudança de desempenho em alunos do 6º e 7º ano da rede pública do Recife, ao serem colocados em uma situação de igualdade de raça com seus professores de Português e Matemática, com dados colhidos da Pesquisa Acompanhamento Longitudinal do Desempenho Escolar de Alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental do Recife (FUNDAJ, 2018). Dentre outras informações, foi encontrado, através do modelo das Diferenças em Diferenças, que alunos pardos apresentaram uma melhora de notas em ambas as disciplinas avaliadas, ao serem lecionados por professores pretos ou pardos, mostrando uma maior identificação de raça/cor. Alunos negros tiveram um aumento médio de 5,04 pontos na nota de Matemática quando foram ensinados por um professor negro.pt_BR
dc.description.abstractEstimates of change in performance were found in 6th and 7th grade students from the Public Network of Recife, when they were placed in a situation of racial equality with their Portuguese and Mathematics teachers, with data collected from the Longitudinal Monitoring of Student Performance Survey of Recife's Public Elementary Education Network (FUNDAJ, 2018). Among other information, it was found, through the Differences in Differences method, that brown students showed an improvement in grades in both subjects evaluated, when taught by black or brown teachers, showing a greater identification of race. Black students had an average increase of 5.04 points in Mathematics when they were taught by a black teacher.pt_BR
dc.format.extent29 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectNegros - Identidade racialpt_BR
dc.titleA importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0186163084173110pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8895265465747877pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Economiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_samueldealbuquerquerocha.pdf189,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.