Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3931
Título: O uso da sequência didática na mediação pedagógica na educação infantil, para estimular os bons hábitos alimentares
Autor: Mendes, Roseane Alves da Silva
Lopes, Janice Maria Araújo
Orientador: Calado, Ednara Félix Nunes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2307543001407309
Palavras-chave: Educação infantil;Hábitos alimentares;Sequência didática;Prática de ensino
Data do documento: 2021
Citação: MENDES, Roseane Alves da Silva; LOPES, Janice Maria Araújo. O uso da sequência didática na mediação pedagógica na educação infantil, para estimular os bons hábitos alimentares. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: A utilização da sequência didática como estratégia de ensino traz diversos benefícios para o aprendizado dos alunos, tornando-se uma ferramenta a mais para organizar o planejamento escolar, ampliar e contextualizar os conteúdos. O tema alimentação tem sido motivo de preocupação dos pais e educadores, visto que o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que através da mídia, invadem as nossas casas e tornam os hábitos alimentares bastante inadequados. O objetivo da pesquisa foi analisar as etapas utilizadas no processo da sequência didática adotada pelo professor, utilizando como contextualização, os hábitos alimentares entre as crianças da educação infantil, de uma escola pública situada em um município do estado de Pernambuco. A metodologia utilizada foi uso de formulário para a coleta de dados e analisados com auxílio de pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa. Os resultados encontrados identificam a importância de uma alimentação saudável, e como ela pode promover um bom desenvolvimento das crianças auxiliando o desenvolvimento físico e cognitivo, criando momentos de socialização e acolhimento. Por essa razão a prática de sequência pedagógica e a alimentação saudável para as crianças é tão importante, promovendo um melhor desenvolvimento pessoal, físico e intelectual. Conclui-se assim, o uso adequado da sequência didática na educação infantil, podendo contribuir para entre outras coisas construir uma cultura nas crianças de hábitos alimentares saudáveis.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3931
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_roseanemendesejanicelopes.PDF630,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.