Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3925
Título: | A literatura infantil na educação de crianças da pré-escola em tempos de isolamento social |
Autor: | Silva, Mariane Torres da Araújo, Maria Izabel Bezerra de |
Orientador: | Souza, Sandra Rodrigues de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/4678692939311710 |
Palavras-chave: | Educação infantil;Literatura infantil;Distanciamento social (Saúde pública) e educação;Leitura (Educação pré-escolar);Contos |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SILVA, Mariane Torres da; ARAÚJO, Maria Izabel Bezerra de. A literatura infantil na educação de crianças da pré-escola em tempos de isolamento social. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pesqueira, 2021. |
Resumo: | Este artigo traz uma reflexão sobre leitura de contos na Educação Infantil e os desafios e possibilidades enfrentadas em um contexto de pandemia e distanciamentos social. Neste sentido, objetivamos compreender como a literatura infantil está inserida na educação de crianças da pré-escola em cenários de isolamento social. Tendo por objetivos específicos (1) Investigar a importância da literatura infantil na primeira etapa escolar da criança e sua contribuição no desenvolvimento infantil em um contexto de pandemia, (2) Analisar se as práticas de leitura utilizadas que evidenciam o interesse pela leitura das crianças e (3) Refletir sobre as contribuições do uso da literatura para a formação de leitores em diferentes realidades e contextos. A abordagem utilizada é de caráter qualitativo, valendo-se da pesquisa bibliográfica e um estudo exploratório, considerando o desenvolvimento do levantamento bibliográfico sobre a temática trabalhada. Nesta pesquisa, evidenciamos os principais estudos e estudiosos responsáveis pelas discussões em torno da literatura infantil no contexto de pandemia e como a prática docente é uma importante aliada nesse processo em busca do conhecimento e aprendizagem das crianças. Dessa forma, entende-se que a literatura na Educação Infantil emerge a partir de textos, contos, fábulas, crônicas e outros diversos textos que são introduzidos na educação de crianças cada vez de uma maneira mais ampla, diversa e comunicativa. No caso dos contos, essa literatura chega aos ouvidos das crianças como forma de encantamento, relacionando-se o mundo real e o mundo imaginário e fictício das histórias. Em um contexto de pandemia, no qual o ensino ganhou novos cenários e formas de acontecerem, os contos surgem no cotidiano escolar das crianças como um aporte de informações para as crianças, que com o impacto do isolamento sentem a mudança de rotina de seus cotidianos e a literatura infantil surpreende de forma lúdica e dinâmica no processo de ensino e aprendizagem. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3925 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_mariaizabelaraujoemarianesilva.pdf | 198,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.