Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3907
Título: Perfil socioeconômico, projeto político pedagógico e o desempenho escolar dos estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professor Jorge Camelo em Lagoa do Carro - PE.
Autor: Silva, Joselita Alves da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8988993750219561
Orientador: Oliveira, Isabel Cristina Pereira de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4745142041015422
Palavras-chave: Rendimento escolar;Ensino fundamental;Condições Socioeconômicas;Projeto Político-Pedagógico
Data do documento: 22-Jul-2021
Citação: Silva, Joselita Alves da. Perfil socioeconômico, projeto político pedagógico e o desempenho escolar dos estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professor Jorge Camelo em Lagoa do Carro - PE. 2021. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This work presents a case study carried out with students from Elementary School II, at the Municipal School Professor Jorge Camelo of the municipal network of the city of Lagoa do Carro, in the state of Pernambuco, in order to analyze the school performance of elementary school students from the socioeconomic indicators and the political pedagogical project of the Municipal School Professor Jorge Camelo in Lagoa do Carro, Pernambuco. These students were submitted to a 66 questions questionnaire, in 08 sets, which aimed to deeply analyze the socioeconomic profile of the pupil, their future aspirations, their school and extracurricular activities and behavior. In order to get to know and better understand the student, the parents or guardians were also submitted to an interview, divided into 05 blocks, which analyzed their relationship with the study of their children, their emotional aspects, as well as socioeconomic issues. It was also necessary to know the profile of the school's Teacher, their affective relationship with teaching, and the school's pedagogical political project. The results showed us that the clientele of the School Jorge Camelo is poor or extremely poor, and that more than 70% survive only from the Bolsa Família Program (PBF). With regard to the occupation of families, this takes place mainly through agriculture. Likewise, socioeconomic conditions alone do not determine school outcomes. In other words, these are not determining factors for school failure. According to data from the Ministry of Education (ME), in the last 05 years the results of external evaluations (Evaluation System of Pernambuco and Brazilian Education Assessment System) were unsatisfactory and, in 2018, the School occupied first place in the ranking growth in school performance in the State of Pernambuco, with the implementation of a pedagogical proposal with goals and objectives for the exercise of citizenship by students at the Municipal School Professor Jorge Camelo.
Resumo: Esse trabalho apresenta um estudo de caso realizado com estudantes do Ensino Fundamental II, na Escola Municipal Professor Jorge Camelo da rede municipal da cidade de Lagoa do Carro - PE, com o objetivo de analisar o desempenho escolar dos estudantes do ensino fundamental II a partir dos indicadores socioeconômicos e do projeto político pedagógico da Escola Municipal professor Jorge camelo em Lagoa do Carro-PE. Esses alunos foram submetidos a um questionário com 66 perguntas, em 08 blocos, que visava radiografar o perfil socioeconômico desse aluno, suas aspirações futuras, suas atividades escolares e extraescolares e comportamento. Com o objetivo de conhecer e entender melhor o (a) aluno (a), os pais ou responsáveis, também foram submetidos a uma entrevista, dividida em 05 blocos, que analisou a relação deles com o estudo dos filhos, seus aspectos emocionais, assim como questões socioeconômicas. Foi necessário ainda conhecer o perfil do Professor da escola, sua relação afetiva com o ensino e o projeto político pedagógico da escola. Os resultados mostraram que a clientela da Escola Jorge Camelo é pobre ou extremamente pobre, e que mais de 70% sobrevivem apenas do Programa Bolsa Família (PBF). A ocupação das famílias está principalmente através da agricultura. De igual modo, as condições socioeconômicas por si só, não determinam os resultados escolares. Ou seja, não é fator determinante, para o insucesso escolar. De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC) nos últimos 05 anos os resultados das avaliações externas (Sistema de avaliação de Pernambuco e Sistema Avaliação de Educação Brasileira) eram insatisfatórios e, no ano de 2018, a Escola ocupou o primeiro lugar no ranking crescimento do desempenho escolar no Estado de Pernambuco, com a implementação de uma proposta pedagógica, com metas e objetivos para o exercício da cidadania dos estudantes da Escola Municipal Professor Jorge Camelo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3907
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_joselitaalvesdasilva.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.