Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3900
Título: | A importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula |
Autor: | Silva, Jéssica Larissa da Silva, Silvania Maria da |
Orientador: | Souza, Sandra Rodrigues de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/4678692939311710 |
Palavras-chave: | Brincadeiras;Crianças - Desenvolvimento;Aprendizagem;Educação infantil |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SILVA, Jéssica Larissa da; SILVA, Silvania Maria da. A importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula. 2021. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumo: | O desenvolvimento desse trabalho tem como objetivo demonstrar a importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula como um modelo prático de vivência. Destacar o direito da criança de brincar viabilizando as interações e as brincadeiras, proporcionando vivenciar experiências nas quais as crianças utilizam para construir e apropriar-se de conhecimentos através de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, facilitando o processo de aprendizagem e socialização. Através da revisão narrativa e pesquisa qualitativa de cunho investigativo bibliográfico, foi possível verificar a abordagem de diferentes autores sobre o tema buscando entender o processo de aprendizagem por meio da ludicidade. O presente artigo intenciona a análise sobre a importância das atividades lúdicas para o ensino das crianças na Educação Infantil, certificando sua soma no raciocínio lógico, na expressão corporal, na memória, na concentração e na criatividade do aluno desenvolvida através do brincar. Esclarecer as vantagens da utilização dessa ferramenta no processo de ensino/aprendizagem é de suma importância não só para todos os profissionais em educação, mas também para seus familiares e a comunidade em geral, trazendo a percepção que educar vai muito além do repasse de informações e que as atividades lúdicas são instrumentos para a construção do desenvolvimento integral das crianças. O brincar na Educação Infantil é visto como uma valiosa ferramenta de auxílio na aprendizagem, mas para isto acontecer é fundamental o incentivo de todos na utilização de atividades que destaquem o lúdico, tornando rica a aprendizagem nesse ambiente, fortalecendo o processo de aprendizagem e ensino onde o ato de educar transpassará as barreiras do repasse de conhecimento. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3900 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_jessicasilvaesilvaniasilva.pdf | 189,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.