Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3891
Title: A Política Pública de Saúde 2021: o caso da política de atenção básica da saúde no bairro da Chã da Tábua, município de São Lourenço da Mata, estado de Pernambuco no ano de 2021.
Authors: Santos, Fábio José dos
metadata.dc.contributor.advisor: Silva Filho, Guerino Edécio da
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/2977795200183918
Keywords: Acesso aos serviços de saúde;Política de saúde;Saúde pública
Issue Date: 23-Jul-2021
Citation: Santos, Fábio José dos. A Política Pública de Saúde 2021: o caso da política de atenção básica da saúde no bairro da Chã da Tábua, município de São Lourenço da Mata, estado de Pernambuco no ano de 2021. 2021. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Health is a constituent variable of a population's human capital stock, and as such it is fundamental as an indicator of social well-being, as well as an essential economic variable influencing a society's long-term economic growth process. This monograph had as research object the Primary Health Care services provided by the Basic Health Unit (UBS) in the Chã da Tábua neighborhood, municipality of São Lourenço da Mata, State of Pernambuco. The study focused on the main variables that affect accessibility and citizen satisfaction with products (goods and services) offered by public health through the Unified Health System (SUS). More specifically, this research focused on analyzing the profile of access, identifying the main problems and barriers to accessibility, particularly the main impediments to frequent use of health services. Methodologically, the research was carried out from a survey of primary information obtained directly from the population and from the units offering health services, through questionnaires, forms and semi-structured interviews, which made it possible to infer on the nature of the quantitative and qualitative aspects of the offer. of basic health goods and services in the studied district. Among these, those related to the degree of user satisfaction stood out. The research allowed us to gather information that can serve as subsidies for the development of public policies aimed at primary health care.
Description: A saúde é uma variável constituinte do estoque de capital humano de uma população, e como tal é fundamental como indicador de bem-estar social, também, e como variável econômica essencial influenciadora do processo de crescimento econômico de longo prazo de uma sociedade. Esta monografia teve como objeto de pesquisa os serviços da Atenção básica de Saúde prestados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro da Chã da Tábua, município de São Lourenço da Mata, Estado de Pernambuco. O estudo teve como foco as principais variáveis que afetam a acessibilidade e a satisfação do cidadão com relação aos produtos (bens e serviços) oferecidos pela saúde pública através do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais especificamente, a presente pesquisa se concentrou na análise do perfil de acesso, identificando os principais problemas e entraves de acessibilidade, particularmente, os principais impeditivos de frequência da utilização dos serviços de saúde. Metodologicamente, a pesquisa foi procedida a partir de levantamento de informações primárias obtidas diretamente da população e das unidades ofertantes dos serviços de saúde, por meio de questionários, formulários e entrevistas semiestruturadas, o que possibilitou inferir sobre a natureza dos aspectos quantitativos e qualitativos da oferta dos bens e serviços da saúde básica no bairro estudado. Entre esses, destacou-se os relacionados com o grau de satisfação dos usuários. A pesquisa permitiu levantar informações que podem servir de subsídios para a elaboração de políticas públicas direcionadas à atenção básica de saúde.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3891
Appears in Collections:TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_fabiojosedossantos.pdf2,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.