Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/389
Título: Microgastrópodes associados a algas rodofíceas Gracillaria sjoestedtii Kylin, 1930 e Hypnea musciforms (wulfen) Lamouroux do litoral norte de pernambuco - carne de vaca: 8o36'00"s e 35o46,00"w
Autor: Mello, Rosa de Lima Silva
Perrier, Lauricéia de Lima
Palavras-chave: Animais aquáticos;Predação (Biologia);Moluscos
Data do documento: 1992
Citação: MELLO, Rosa de Lima Silva; PERRIER, Lauricéia de Lima. Microgastrópodes associados a algas rodofíceas Gracillaria sjoestedtii Kylin, 1930 e Hypnea musciforms (wulfen) Lamouroux do litoral norte de pernambuco - carne de vaca: 8o36'00"s e 35o46,00"w . Cadernos Ômega. Série Ciências Aquáticas, Recife, n. 3, p. 17-30, 1992.
Abstract: Estudaram-se microgastrópodes coletados na Praia de Carne de Vaca, Município de Goiana em Pernambuco, em atendimento ao projeto Cultivo Experimental de Algas Marinhas de Interesse Comercial, objetivando verificar se dentre os moluscos haviam espécies prejudiciais às algas. Os animais foram coletados em associação com as algas e com sedimento adjacente. Foram isolados das algas pelo processo de lavagem em água corrente, e do sedimento, após secagem em estufa e peneiramento, através de diversas dimensões de malhas, em peneiras Mesh Tyler. Identificaram-se vinte espécies incluídas em duas famílias de Archaeogastropoda, cinco famílias de Mesogastropoda, três famílias de Neogastropoda, uma família de Opisthobranchia, Entomotaeniata e uma espécie de Bivalvia da família Myidae. A predominância de moluscos sobre as algas recaiu sobre os Gastropoda sendo significativa a frequência de Caecum ryssotítum, Caecumpulchellum e Trícolia afíinis, admitindo-se que estas espécies e com especialidade a última, sejam responsáveis pela predação das algas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/389
Aparece nas coleções:n. 3, 1992 (Série Ciências Aquáticas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n3_1992_aqua_02.pdf479,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.