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Título: Precificação de serviços educacionais: diretrizes gerais adotadas e oportunidades de aperfeiçoamento na precificação em uma instituição de ensino profissional e tecnológico.
Autor: Moreira, Camilla Gonzaga
Orientador: Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2508376486299377
Palavras-chave: Ensino técnico;Ensino profissional;Custos;Preços - Determinação
Data do documento: 17-Dez-2021
Citação: Moreira, Camilla Gonzaga. Precificação de serviços educacionais: diretrizes gerais adotadas e oportunidades de aperfeiçoamento na precificação em uma instituição de ensino profissional e tecnológico. 2021. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This study has as its main focus the pricing methods of educational services in the pricing of technical courses. The general objective is to identify which are the main methods adopted in the pricing of educational services, more specifically technical courses, in a technical education institution in the state of Pernambuco, as well as to consider possible opportunities for improvement. To this end, the following specific objectives were defined: to rescue authors and theories relevant to the context of pricing of educational services, gather data and information considered in the analysis of the cost structure for price formation of a line of services (technical courses) offered by the studied institution, understand, in general, how the institution converts the relevant information into prices effectively practiced and perform a sustainability analysis of the method used by the institution. Addressing the pricing methods of educational services in the pricing of technical courses is justified by its relevance in the face of an increase in the search for financial sustainability of educational organizations in the post-pandemic recovery economy. The methodology used has a bibliographic character, with the study and comparison of the works of different authors for further deepening on the theme, besides the documental analysis of exploratory nature. With results treated qualitatively, from the collection of information in secondary and primary sources, with data provided by a private educational institution - with due research authorization, the simulation was performed, increasing the number of participants per class and keeping the fixed costs, it was identified in the results that increasing the standard amount of participants from 25 to 28 would bring more efficient results and growth in the operating result, around 5 percentage points. With the gathering of information throughout the research and data analysis, it was possible to conclude that the theoretical pricing methods are positive in the formation of prices for educational services, helping the institution, in obtaining well-defined costs and in the view of the previous result.
Resumo: O presente estudo tem como principal foco os métodos de precificação de serviços educacionais na formação de preço de cursos técnicos. O objetivo geral é identificar quais são os principais métodos adotados na precificação de serviços educacionais, mais especificamente cursos técnicos, em uma instituição de ensino técnico do estado de Pernambuco, bem como considerar eventuais oportunidades de aperfeiçoamento. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: resgatar autores e teorias relevantes para o contexto de precificação de serviços educacionais; reunir dados e informações consideradas na análise da estrutura de custos para formação de preço de uma linha de serviços (cursos técnicos) ofertados pela Instituição estudada; entender, em linhas gerais, como a Instituição converte as informações relevantes em preços efetivamente praticados e realizar uma análise de sustentabilidade do método empregado pela instituição. Abordar os métodos de precificação de serviços educacionais na formação de preço de cursos técnicos justifica-se pela sua relevância frente a um aumento da busca por sustentabilidade financeira das organizações de educação diante da economia em recuperação pós-pandemia. A metodologia utilizada tem caráter bibliográfico, com o estudo e comparação das obras de diferentes autores para maior aprofundamento sobre o tema, além de análise documental de natureza exploratória. Com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de informações em fontes secundárias e primárias, com dados fornecidos por uma instituição de ensino privada – mediante devida autorização de pesquisa, foi realizada a simulação, aumentando o número de participantes por turma e mantendo-se os custos fixos; identificou-se nos resultados que aumentar a quantidade padrão de participantes de 25 para 28 trariam resultados mais eficientes e crescimento no resultado operacional, em torno de 5 pontos percentuais. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise dos dados, foi possível concluir que os métodos teóricos de precificação são positivos na formação de preços de serviços educacionais auxiliando a instituição, na obtenção de custos bem definidos e na visão do resultado obtido.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3886
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