Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3872
Título: | Análise da percepção de professores do Ensino fundamental à utilização da música como recurso pedagógico no ensino de Ciências |
Autor: | Araújo, Misrain Rayane Nunes de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/4720922959621981 |
Orientador: | Burgos, Fábia Regina Nascimento Fernando |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/3776642205741967 |
Palavras-chave: | Ensino de ciências;Música na educação |
Data do documento: | 13-Dez-2019 |
Citação: | ARAÚJO, Misrain Rayane Nunes de. Análise da percepção de professores do Ensino Fundamental à utilização da música como recurso pedagógico no ensino de Ciências. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | About Science teaching, many are the encountered difficulties in the teaching learning process. For this reason, the search and implementation of new pedagogical techniques that ain to make this process easier. The music is a simple, dynamic and contextualized teaching resource wich a high potential to assist the learning process. This study aims to analyze the use of the music as a pedagogical resource in Science teaching based on school teachers’ perceptions. This survey was made with fifteen teachers using a questionnaire consisting of discursive and objective questions. This work does not intend to exclude or diminish traditional education effectveness, neither to propose the use of a unique pedagogical resource, but to show the music as am additional pedagogical resource to reach the main goal: the learning. As the society is in a constant development, a greta versatility by the teachers is required to improve t he sucess rate of their goals. |
Resumo: | Muitas são as dificuldades encontradas no processo de ensino aprendizagem quanto à disciplina de Ciências. Por este motivo, faz se necessário a busca de implementação de novas práticas pedagógicas que venham a facilitar este processo, a exemplo disso, a música. A música é um recurso didático simples, dinâmico, contextualizado, com alto potencial de auxiliar no processo de aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a utilização da música como recurso pedagógico no ensino de Ciências, na percepção de professores dos anos finais (6º, 7º e 8º) do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com quinze professores, por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados demonst raram se positivos quanto à utilização em sala pelos professores e boa receptividade por parte dos alunos, apesar de algumas dificuldades em questão. Este trabalho não visa excluir ou diminuir a efetividade do ensino tradicional, nem tão pouco propor apenas a utilização isolada de um único recurso pedagógico, mas como aliados em prol de um objetivo maior: o aprendizado. A sociedade está em constante desenvolvimento e faz se necessária uma maior versatilidade do professor para maiores chances de sucesso do seu objetivo. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3872 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_misrainrayanenunesdearaujo.pdf | 4,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.