Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3871
Title: | A residência pedagógica na formação de professores de Biologia: relato de experiência |
Authors: | Silva, Mirelle Pereira da |
metadata.dc.contributor.authorLattes: | http://lattes.cnpq.br/1088480075725469 |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Flávia Carolina Lins da |
metadata.dc.contributor.advisorLattes: | http://lattes.cnpq.br/7547725170997480 |
metadata.dc.contributor.advisor-co: | Silva, Marliete Maria Soares da |
metadata.dc.contributor.advisor-coLattes: | http://lattes.cnpq.br/6064066939275575 |
Keywords: | Formação de professores;Prática docente;Ensino de ciências;Biologia |
Issue Date: | 3-Mar-2021 |
Citation: | SILVA, Mirelle Pereira da. A residência pedagógica na formação de professores de Biologia: relato de experiência. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | The Pedagogical Residency Program (PRP) was created to improve the teaching practices of graduates and consequently improve the construction process in teaching. Residents through the program had contact with basic education while undergraduate, from the second half of the course, providing teaching experiences through school life and collaborating with their professional development. The present work aimed to describe the experiences of a student of the Degree Course in Biological Sciences at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), during the participation’s period in the Pedagogical Residence Program, working at the Antônio Correia de Araújo School, in the city from Camaragibe (PE). In this way, the experience report covered the experiences of a resident, from the introduction to the program until the period of immersion in school, describing the activities carried out and their perceptions from the first contact in basic education, in addition to portraying the importance of PRP for teacher training. The program collaborated to strengthen some aspects of teaching, as well as the association of practice and theory, development of a dynamic learning format, provided knowledge about the pedagogical processes and a deeper experience, in addition to the mandatory internships. In view of the situations experienced by the resident, the program added significantly to her training, as it made it possible to know and experience the daily life of the wanted profession before the beginning of her career. |
Description: | O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi criado para aprimorar as práticas docentes dos licenciandos e consequentemente melhorar o processo de construção no ensino. Os residentes por meio do programa tiveram contato com a educação básica ainda na graduação, a partir da segunda metade do curso, proporcionando experiências docentes por meio do cotidiano escolar e colaborando com seu o desenvolvimento profissional. O presente trabalho teve como objetivo descrever as vivências de uma estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), durante o período de participação no Programa Residência Pedagógica, atuando na Escola Antônio Correia de Araújo, na cidade de Camaragibe (PE). Desta maneira, o relato de experiência abordou as vivências de uma residente, desde a introdução ao programa até o período de imersão na escola, descrevendo as atividades realizadas e suas percepções a partir do primeiro contato no ensino básico, além de retratar sobre a importância do PRP para formação docente. O programa colaborou para fortalecer alguns pontos da docência, bem como associação da prática e teoria, desenvolvimento de formato dinâmico de aprendizagem, proporcionou conhecimento sobre os processos pedagógicos e uma vivência mais profunda, para além dos estágios obrigatórios. Diante das situações vivenciadas pela residente, o programa acrescentou de maneira significativa para sua formação, pois possibilitou conhecer e experenciar o cotidiano da profissão desejada, antes do início da carreira. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3871 |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_mirellepereiradasilva.pdf | 988,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.