Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3870
Título: Problemas emocionais podem provocar dificuldades na aprendizagem de crianças nas séries iniciais
Autor: Silva, Gabriela Cabral da
Silva, Janaina Luciana da
Orientador: Carvalho, Márcia Rejane Almeida de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4015443671120866
Palavras-chave: Crianças - Problemas emocionais;Distúrbios da aprendizagem;Educação infantil;Afeto (Psicologia)
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Gabriela Cabral da; SILVA, Janaina Luciana da. Problemas emocionais podem provocar dificuldades na aprendizagem de crianças nas séries iniciais. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: Muitas crianças apresentam problemas afetivo emocionais acarretados por inúmeras razões, os quais infelizmente acabam influenciando em seu comportamento e consequentemente em seu desenvolvimento no processo de aprendizagem desde as séries iniciais. Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os impactos causados por problemas emocionais, buscando investigar como as relações familiares impactam diretamente na aprendizagem das crianças e em seu desenvolvimento social, bem como se os docentes estão preparados/capacitados para auxiliar e mediar o processo de aquisição do conhecimento, favorecendo de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem desses educandos. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica qualitativa, com base em artigos publicados no Google Acadêmico e com análise de diversas reflexões de estudiosos sobre comportamento e educação infantil, cuja verificação comprovou quão relevante é um relacionamento familiar saudável, para que a criança alcance êxito no âmbito escolar, bem como no social. Constatou-se também o quanto é importante a relação afetiva entre professor e aluno para o processo de desenvolvimento da criança e o quanto algumas atividades podem ajudá-las a aprenderem como lidar com suas emoções. Verificou-se que uma boa formação docente, assim como o trabalho em conjunto com todos os que fazem parte da comunidade escolar é primordial para o bom desenvolvimento afetivo emocional e educacional dos educandos. As crianças que apresentam problemas emocionais, quando auxiliadas adequadamente pelos docentes desde a educação infantil, aprendem a reconhecer, verbalizar e lidar com suas emoções, chegando à fase adulta com uma melhor saúde mental, uma vida social satisfatória e com seus conflitos bem elaborados. Portanto, é de fundamental importância ensiná-las a olharem pra dentro de si mesmas e falar a respeito de suas emoções. A pesquisa possibilitou ampliar o conhecimento a respeito do contexto emocional na aprendizagem das crianças, contribuindo positivamente para formação de profissional na educação visando um ensino de excelência.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3870
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_gabrielasilvaejanainasilva.pdf152,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.