Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3866
Título: Efeito comparativo de inseticidas naturais e sintético no aparelho digestivo, gônadas e nutrição do bicudo-do-algodoeiro Anthonomus grandis Boheman (Coleoptera: Curculionidae).
Autor: Ferreira, Maria Clara da Nóbrega
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6415809873371718
Orientador: Cruz, Glaucilane dos Santos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3795270436231657
Co-orientador : Teixeira, Valéria Wanderley
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/4292195468804301
Palavras-chave: Algodão;Pragas agrícolas;Bicudo-do-algodoeiro;Essências e óleos essenciais;Inseticida vegetal
Data do documento: 9-Dez-2021
Citação: Ferreira, Maria Clara da Nóbrega. Efeito comparativo de inseticidas naturais e sintético no aparelho digestivo, gônadas e nutrição do bicudo-do-algodoeiro Anthonomus grandis Boheman (Coleoptera: Curculionidae). 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: A cotonicultura é uma das principais atividades econômicas do Brasil, sendo o país o quarto maior produtor mundial da fibra. Dentre as maiores regiões produtoras, destacam- se o Mato Grosso e a Bahia. Todavia, o ataque de diversos insetos-pragas põe em risco as possibilidades de expansão da produção brasileira. Tais organismos são responsáveis por danos diretos e indiretos à lavoura. Dentre eles, o Anthonomus grandis recebe destaque por ser considerado, atualmente, a praga-chave da cotonicultura e uma ameaça em especial para o Nordeste brasileiro, devido ao impacto econômico que exerce sobre a oferta de matéria-prima para a indústria têxtil e oleaginosa. Este besouro possui alto poder destrutivo, capaz de ocasionar perdas de 75% a 100% da produção. Desta forma, objetivando reduzir os efeitos negativos desta praga, faz-se o uso de inseticidas químicos capazes de provocar danos fisiológicos no organismo. Em contrapartida, o uso indiscriminado resulta em prejuízos ambientais, além de favorecer o surgimento de populações resistentes. Sendo assim, é necessária a busca por medidas de controle menos danosas ao meio, porém com eficácia garantida. Neste contexto, a presente pesquisa objetivou avaliar os efeitos dos óleos essenciais de Melaleuca alternifolia e Juniperus virginiana nas DL50 e DL70, em comparação ao princípio ativo beta-ciflutrina (dose de campo) na histologia e nutrição de adultos de A. grandis, sendo estes parâmetros indispensáveis à sobrevivência de qualquer organismo. Os resultados obtidos na análise cromatográfica do óleo de M. alternifolia mostraram a presença de compostos classificados em monoterpenos e sesquiterpenos. Já o óleo de J. virginiana apresentou apenas compostos classificados em sesquiterpenos. Em relação à toxicidade, o óleo essencial de M. alternifolia demonstrou uma maior eficácia em concentrações menores. Os ensaios bioquímicos demonstraram que todos os parâmetros avaliados foram alterados, tanto pelos óleos quanto pelo inseticida, porém o M. alternifolia demonstrou maior expressividade entre eles. As análises histológicas do intestino médio apresentaram alterações no epitélio em todos os tratamentos. Nos testículos foi possível observar a redução no número de espermatozóides em todos os grupos e apenas na DL70 de M. alternifolia ocorreu a vacuolização folicular intensa. Já os ovaríolos, apresentaram nos grupos submetidos a beta-ciflutrina e ao óleo de M. alternifolia redução na região do vitelo. Sendo assim, os resultados desta pesquisa evidenciam que, assim como o princípio ativo beta-ciflutrina, os óleos essenciais de M. alternifolia e J. virginiana são capazes de provocar alterações morfológicas no intestino médio que se estendem as suas estruturas reprodutivas, promovendo a diminuição da absorção de nutrientes e do potencial reprodutivo dos adultos de A. grandis.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3866
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariaclaradanobregaferreira.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.