Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3864
Título: | O impacto do Programa Residência Pedagógica na formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas |
Autor: | Oliveira, Keila Pessoa de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/4134052613145535 |
Orientador: | Silva, Flávia Carolina Lins da |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/7547725170997480 |
Palavras-chave: | Educação superior;Ciências biológicas;Formação de professores |
Data do documento: | 3-Dez-2019 |
Citação: | OLIVEIRA, Keila Pessoa. O impacto do Programa Residência Pedagógica na formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | The initial and continuing formation of teachers in basic education has been the target of political agendas in different administrative spheres throughout the country. The Pedagogical Residence (P.R.) consists in a program for teaching initiation for students of teaching degree, enabling the partnership between higher education institutions and public education networks. Its purpose is to reduce the disarticulation between theory and school practice. This study is characterized as a descriptive-exploratory research with qualitative-quantitative approach, applying the mixed method. It was performed with the teaching students of biological sciences from the P.R. of the Pernambuco Rural Federal University. The present work had as objective to analyze this program contribution in the residence student’s perspective. Analyzing if in fact in their perspectives, this strategy contributed in their formation of being a teacher. |
Resumo: | A formação inicial e continuada de professores e professoras da Educação Básica tem sido alvo de agendas políticas nas diferentes esferas administrativas em todo país. A Residência Pedagógica (R.P.) consiste em um programa para a iniciação à docência, para os estudantes de licenciatura, possibilitando a parceria entre as instituições de Ensino Superior e as redes públicas de ensino. Seu intuito é minimizar a desarticulação entre a teoria e a prática escolar. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva-exploratória com abordagem qualitativa-quantitativa, aplicando o método misto. Foi realizada com os licenciandos do núcleo de ciências biológicas da R.P. da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições desse programa na percepção dos residentes. Analisando se de fato nas perspectivas deles essa estratégia contribuiu na sua formação do ser docente. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3864 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_keilapessoadeoliveira.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.