Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Flávia Carolina Lins da-
dc.contributor.authorOliveira, Keila Pessoa de-
dc.date.accessioned2023-02-02T18:35:46Z-
dc.date.available2023-02-02T18:35:46Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.identifier.citationOliveira, Keila Pessoa. O impacto do Programa Residência Pedagógica na formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3864-
dc.descriptionA formação inicial e continuada de professores e professoras da Educação Básica tem sido alvo de agendas políticas nas diferentes esferas administrativas em todo país. A Residência Pedagógica (R.P.) consiste em um programa para a iniciação à docência, para os estudantes de licenciatura, possibilitando a parceria entre as instituições de Ensino Superior e as redes públicas de ensino. Seu intuito é minimizar a desarticulação entre a teoria e a prática escolar. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva-exploratória com abordagem qualitativa-quantitativa, aplicando o método misto. Foi realizada com os licenciandos do núcleo de ciências biológicas da R.P. da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições desse programa na percepção dos residentes. Analisando se de fato nas perspectivas deles essa estratégia contribuiu na sua formação do ser docente.pt_BR
dc.description.abstractThe initial and continuing formation of teachers in basic education has been the target of political agendas in different administrative spheres throughout the country. The Pedagogical Residence (P.R.) consists in a program for teaching initiation for students of teaching degree, enabling the partnership between higher education institutions and public education networks. Its purpose is to reduce the disarticulation between theory and school practice. This study is characterized as a descriptive-exploratory research with qualitative-quantitative approach, applying the mixed method. It was performed with the teaching students of biological sciences from the P.R. of the Pernambuco Rural Federal University. The present work had as objective to analyze this program contribution in the residence student’s perspective. Analyzing if in fact in their perspectives, this strategy contributed in their formation of being a teacher.pt_BR
dc.format.extent40 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectCiências Biológicaspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleO impacto do Programa Residência Pedagógica na formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4134052613145535pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7547725170997480pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Biologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_keilapessoadeoliveira.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.