Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3859
Título: | O brincar e o desenvolvimento das crianças |
Autor: | Santos, Danila Fernandes dos Gonçalves, Karla Gisele Aleixo |
Orientador: | Silva, Samara Cavalcanti da |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/2458414664579982 |
Palavras-chave: | Infância;Escolas;Aprendizagem;Brincadeiras |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SANTOS, Danila Fernandes dos; GONÇALVES, Karla Gisele Aleixo. O brincar e o desenvolvimento das crianças. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumo: | O presente artigo reflete sobre a importância do brincar no processo de aprendizagem e no desenvolvimento geral das crianças. A brincadeira assume uma função muito importante no desenvolvimento social e intelectual, ao passo de criar inúmeras oportunidades para a criança reproduzir as situações do seu cotidiano. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo analisar se as práticas relacionadas ao brincar são valorizadas e de fato colocadas em prática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. A pesquisa foi qualitativa, a partir de entrevistas com professoras, questionários com alunos e com mães de alunos, durante os meses de fevereiro, março e abril de 2021. Os resultados apontaram para a importância do brincar no desenvolvimento dos alunos, reconhecida pelos envolvidos, bem como as reflexões sobre as práticas desenvolvidas no âmbito escolar. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3859 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_daniladossantosekarlagoncalves.pdf | 178,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.