Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3855
Título: As influências das metodologias ativas para o ensino de Citologia na Educação Básica
Autor: Siqueira, Jessiklécia Josinalva de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5668313589226017
Orientador: Silva, Flávia Carolina Lins da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7547725170997480
Palavras-chave: Metodologias ativas;Ensino de biologia;Educação básica
Data do documento: 3-Dez-2019
Citação: SIQUEIRA, Jessiklécia Josinalva de. As influências das metodologias ativas para o ensino de Citologia na Educação Básica. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This study is inserted in the perspective of tool articulations that mobilize students to seek and build knowledge, with the teacher's mediation in this process and no longer as the sole source of knowledge and information. However, the aim of this study was to analyze the perceptions of high school students concomitantly with the technician of the Federal Institute of Pernambuco about the cytology contents from a pedagogical intervention with active methodologies about the subject. The research was conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology (IFPE, Recife campus) with the participation of students from the institution. Data were collected from a students' socioeconomic questionnaire and their perspectives on biology content and teaching, in parallel with a pedagogical intervention, using conceptual maps as a tool in the cytology content teaching-learning process. For the statistical analysis of the results, the Bioestat® 5.3 program was used, evaluating the data obtained using the Chi-square test (p <0.05) and performing a descriptive analysis of the collected data. The results point out that there are considerable levels of difficulty linked to biology content and that different tools are needed to reduce these difficulties and that and more students be able to apply certain content at some point in their lives, especially in everyday matters, as well, as they point out that the use of active methodologies in the teaching-learning process help to minimize such difficulties.
Resumo: O presente estudo se insere na perspectiva de articulações de ferramentas que mobilizem os estudantes a buscarem e construírem o conhecimento, com a mediação do professor nesse processo e não mais como sendo a fonte única de conhecimento e informações. Contudo, o objetivo do presente estudo foi analisar as percepções dos estudantes de ensino médio concomitante com o técnico do Instituto Federal de Pernambuco sobre os conteúdos de citologia a partir de uma intervenção pedagógica com metodologias ativas acerca do assunto. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE, campus Recife) com a participação de estudantes da instituição. Os dados foram coletados a partir de um questionário socioeconômico dos estudantes e suas perspectivas sobre os conteúdos e o ensino de biologia, em paralelo a uma intervenção pedagógica, utilizando os mapas conceituais como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de citologia. Para a análise estatística dos resultados foi utilizado o programa Bioestat® 5.3, avaliando-se os dados obtidos com o uso do teste de Qui-Quadrado (p<0,05) e realizando uma análise descritiva dos dados coletados. Os resultados apontam que há níveis consideráveis de dificuldade atrelados aos conteúdos de biologia e que são necessárias ferramentas diversas para que essas dificuldades sejam reduzidas e que cada vez mais os estudantes consigam aplicar determinados conteúdos em algum momento da vida, principalmente em questões corriqueiras, assim como apontam que a utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem ajuda a minimizar tais dificuldades.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3855
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_jessikleciajosinalvadesiqueira.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.