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Título: Avaliação da abordagem dos sete princípios essenciais do oceano na Base Nacional Comum Curricular do Brasil.
Autor: Andrade, Inayse da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2666778560521856
Orientador: Melo Júnior, Mauro de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6735233221650148
Palavras-chave: Oceano;Educação básica;Currículos;Educação ambiental
Data do documento: 9-Dez-2021
Citação: Andrade, Inayse da Silva. Avaliação da abordagem dos sete princípios essenciais do oceano na Base Nacional Comum Curricular do Brasil. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The ocean has a valuable relationship with human beings who, since the beginning, launched into boats to discover and explore it. About 4.6 billion people live close to the sea and enjoy its ecosystem services. On December 5, 2017, the United Nations declared the Decade of Ocean Science to ensure support for the implementation of the 2030 Agenda for Sustainable Development. In Brazil, the launch of the program on ocean literacy was carried out in 2019, and since then, several entities have been trying to expand society’s access to the principles of this program. Ocean literacy has seven essential principles of the ocean to involve society in the themes of the sea, principles that were explored in this work through an exploratory analysis, through the use of keywords, to assess possible approaches in the Common National Curriculum Base of Brazil, given the urgent need to work on ocean education in schools. The analysis of the keywords showed how much they were cited in the BNCC text, highlighting the words “resources” with 181 citations, of which only 22 were related to some essential principle of the ocean, followed by the words “diversity”, “dynamics” and “earth” with 126, 71 and 56 citations, respectively. It was possible to identify the principle that presented the highest number of related citations, principle 6 for being related to 73.3% of citations, as well as the least related, principle 4 representing only 10% of citations. BNCC's abilities were also identified for the stages of elementary and high school, directly or indirectly related to the seven essential principles of the ocean, showing that, despite the difficulties encountered, it is possible to work on the oceanic theme in the contexts of the BNCC. It is also possible to identify the areas that present greater possibilities for approaching the ocean and its principles, with greater emphasis on the areas of Natural Sciences and its technologies and geography. The results also show that the presence of Keywords directly related to the essential principles facilitates the process of approaching them, while the relationship indirectly requires a greater effort from the educator and the development of a more sensitive look to the demand of ocean education with the students. The development of works like this reflects the importance of recognizing the role of the ocean in our lives and the duty to include it in our basic education.
Resumo: O oceano possui uma valorosa relação com o ser humano que, desde os primórdios, lançou-se em embarcações para conhecê-lo e explorá-lo. Cerca de 4,6 bilhões de pessoas residem próximas do mar e usufruem de seus serviços ecossistêmicos. Em 5 de dezembro de 2017, as Nações Unidas declararam a Década da Ciência Oceânica para garantir o apoio à implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. No Brasil, o lançamento do programa sobre cultura oceânica foi realizado em 2019 e, desde então, várias entidades vêm tentando ampliar o acesso da sociedade aos princípios deste programa. A cultura oceânica possui sete princípios essenciais do oceano para envolver a sociedade nas temáticas do mar, princípios esses que foram explorados neste trabalho por meio de uma análise exploratória, através do uso de palavras-chave, para avaliar possíveis abordagens na Base Nacional Comum Curricular do Brasil, dada a necessidade urgente de trabalhar a educação oceânica nas escolas. A análise das palavras-chave mostrou o quanto elas foram citadas no texto da BNCC, destacando-se as palavras “recursos” com 181 citações, das quais apenas 22 se relacionaram com algum princípio essencial do oceano, seguida das palavras “diversidade”, “dinâmica” e “terra” com 126, 71 e 56 citações, respectivamente. Foi possível identificar o princípio que mais apresentou citações relacionadas, o princípio 6 por relacionar-se com 73,3% das citações, assim como o menos relacionado, o princípio 4 representando apenas 10% das citações. Também foram identificadas as habilidades da BNCC para as fases do ensino fundamental e médio relacionadas direta ou indiretamente com os sete princípios essenciais do oceano, mostrando que, apesar das dificuldades encontradas, é possível trabalhar a temática oceânica nos contextos da BNCC. É possível também identificar as áreas que mais trazem possibilidades para a abordagem do oceano e seus princípios com maior destaque para as áreas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e geografia. Os resultados mostram ainda que, a presença de palavras-chave relacionadas aos princípios essenciais de forma direta facilita o processo de abordagem dos mesmos, já a relação de forma indireta, exige do educador um maior esforço e o desenvolvimento de um olhar mais sensível à demanda da educação oceânica junto aos alunos. O desenvolvimento de trabalhos como este reflete aimportância de se reconhecer o papel do oceano em nossas vidas e o dever de inseri-lo em nossa educação básica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3853
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