Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3841
Título: Variação inter e intraespecífica do canto de anúncio de Dendropsophus elegans (Wied- Neuwied, 1824) (Anura: Hylidae) em um fragmento de Mata Atlântica no Nordeste brasileiro.
Autor: Santana, Adsson Rodrigues de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7402092609251849
Orientador: Santos, José Ricardo de Oliveira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5069434686181629
Co-orientador : Moura, Geraldo Jorge Barbosa de
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/1348666346504103
Palavras-chave: Anuros;Comunicação animal;Bioacústica;Mata Atlântica
Data do documento: 13-Dez-2019
Citação: Santana, Adsson Rodrigues de. Variação inter e intraespecífica do canto de anúncio de Dendropsophus elegans (Wied- Neuwied, 1824) (Anura: Hylidae) em um fragmento de Mata Atlântica no Nordeste brasileiro. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O som é uma ferramenta valiosa para os animais e serve para a comunicação entre as espécies. A bioacústica é uma ferramenta poderosa para registrar a biodiversidade, sendo uma área de conhecimento transversal que abrange questões evolutivas, de conservação, sistemática e fisiologia, resultando na descoberta de diversas espécies crípticas e no aumento do número de espécies. Nos anfíbios, os mecanismos de reconhecimento e escolha de parceiros envolvem vários mecanismos, principalmente os sinais acústicos, emitidos em diversos contextos ecológicos. O canto de anúncio é o sinal de maior valor taxonômico. Estes são influenciados pela morfologia e pelo ambiente. O gênero Dendropsophus, encontrado em quase todas as regiões neotropicais contém 108 espécies. Dendropsophus elegans pertence a um grupo que contém oito espécies morfologicamente similares. A vocalização é uma importante ferramenta para distinguir estes animais. Levando em conta os problemas taxonômicos entre as espécies encontradas na Mata Atlântica, há a necessidade de estudos consistentes sobre o comportamento acústico das espécies, especificamente em áreas neotropicais.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3841
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_adssonrodriguesdesantana.pdf632,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.