Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3840
Título: A interação família e escola: vantagens para o processo de ensino aprendizagem nas crianças da educação infantil e anos iniciais
Autor: Silva, Cleisilvânia Cristine de Moraes
Orientador: Calado, Ednara Félix Nunes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2307543001407309
Palavras-chave: Famílias;Escola;Prática de ensino;Educação infantil
Data do documento: 18-Jan-2022
Citação: SILVA, Cleisilvânia Cristine de Moraes. A interação família e escola: vantagens para o processo de ensino aprendizagem nas crianças da educação infantil e anos iniciais. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: A família é uma instância importante no processo de socialização, bem como no desenvolvimento da subjetividade autônoma, ensinando informalmente o que as crianças devem fazer, dizer ou pensar. A escola, portanto, deverá respeitar os conhecimentos e valores que as famílias possuem, promovendo a participação dos membros da instituição familiar em diferentes situações, estimulando o diálogo com os pais e possibilitando-lhes também obter ganhos enquanto sujeitos interessados em evoluir e aperfeiçoar como pessoas e cidadãos que visam à transformação da realidade. Objetivo: analisar a interação família e escola: vantagens para o processo de ensino aprendizagem nas crianças da educação infantil e anos iniciais. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de carácter qualitativo, onde observamos na literatura os conhecimentos acerca da temática dos últimos cinco anos, a partir da base de dados SCIELO (Scientific Electronic Library Online). Conclui-se que a busca pela interação família-escola, aumenta o conhecimento dos professores quanto às necessidades de aprendizagem de seus alunos e permite que os pais possam oferecer apoio domiciliar adequado à aprendizagem, contribuindo significativamente para o sucesso dos envolvidos no processo de ensinar. Em outras palavras, a parceria família- escola reforça a interface entre o lar e as expectativas da escola, referentes ao aprendizado da criança, e esclarece os papéis que cada um pode desempenhar no apoio ao aluno.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3840
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_cleisilvaniacristinedemoraessilva.pdf236,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.