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Título: Educação ambiental através de recursos digitais: uma proposta para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem.
Autor: Santos, Valentina Manoel dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2022350060699864
Orientador: Oliveira, Gilvaneide Ferreira de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1867136982092239
Palavras-chave: Educação ambiental;Recursos didáticos;Tecnologia educacional;Aplicativos móveis
Data do documento: 25-Mar-2022
Citação: Santos, Valentina Manoel dos. Educação ambiental através de recursos digitais: uma proposta para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Environmental education corresponds to an educational process related to socio- environmental issues, which by law must be addressed in schools at all levels of education. Also considering the importance of this theme with regard to the construction of sustainable actions related to daily socio-environmental practices, which are urgently needed to be thought out and developed in schools. Based on this, this work aims to analyze the contributions of digital resources, such as apps, in the teaching-learning process focused on environmental education at school. From an intervention project that took place in the seventh year of elementary school, the positive impact of using this resource was evident, since it promoted interaction and instigated students' critical sense regarding the importance of this theme and the extent of the socio-environmental impacts caused. of an anthropic order. We therefore consider the use of technologies in environmental education as a positive resource in the teaching-learning process of students, as it stimulates and makes the class attractive, contributing to their active participation and effectively with their learning.
Resumo: A educação ambiental corresponde a um processo educativo relacionado a questões socioambientais, que por lei deve ser abordado nas escolas em todos os níveis de ensino. Considerando também a importância desta temática no que se refere à construção de ações sustentáveis relativas às práticas cotidianas socioambientais, com urgência de serem pensadas e desenvolvidas nas escolas. Com base nisso, este trabalho possui o objetivo de analisar as contribuições de recursos digitais, como os aplicativos, no processo de ensino–aprendizagem voltado para educação ambiental na escola. A partir de um projeto de intervenção que ocorreu no sétimo ano do ensino fundamental, foi notório o impacto positivo da utilização deste recurso, uma vez que promoveu interação e instigou o senso crítico dos estudantes quanto à importância desta temática e a amplitude dos impactos socioambientais causados de ordem antrópica. Consideramos então, o uso de tecnologias na educação ambiental, como um recurso positivo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, pois estimula e torna a aula atrativa contribuindo com a participação ativa destes e efetivamente com seu aprendizado.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3838
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