Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3821
Título: A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de aprendizagens
Autor: Silva, Elitania Maria Nascimento da
Orientador: Souza, Sandra Rodrigues de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
Palavras-chave: Afeto (Psicologia);Professores e alunos;Aprendizagem
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Elitania Maria Nascimento da. A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de aprendizagens. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: As emoções e os sentimentos fazem parte da vida e interferem em todo o ser, até mesmo no conhecimento e na aprendizagem. O que enfatizou o interesse em abordarmos através de uma revisão bibliográfica de temática considerada atemporal, visando compreender a dimensão afetiva numa relação de causa e efeito com a afetividade num mecanismo de aprendizagem entre professor-aluno, pois o afeto, o carinho, a ternura e a amorosidade são fundamentais para o desenvolvimento de uma boa relação social. O artigo dispõe de uma pesquisa de caráter investigativo exploratório, introduzindo que, o papel do educador é apresentado como um facilitador da compreensão do mundo, possibilitando à criança dar significado às suas próprias descobertas, onde a construção da linguagem oral permite à criança expressar suas ideias e sentimentos em relação ao mundo e às pessoas com quem convive. O estudo relaciona os principais autores e suas fundamentações teóricas, tais como: Antunes (2006), Freire (1996), Wallon (1995). E contempla estudos voltados a comprovação de que professores que interagem plenamente com seus alunos contribuem efetivamente para uma melhor aquisição dos conteúdos escolares, ressaltando a necessidade de uma constante avaliação por parte do professor e sua prática pedagógica visto que atividades e métodos de ensino inadequados podem interferir diretamente na aprendizagem dos alunos. Desta forma, o profissional da área da educação deve voltar-se a práticas mais afetivas durante o processo de mediar o conhecimento, contribuindo numa melhor relação professor-aluno e interferindo positivamente na vida de seus educandos, tornando-os mais pensantes e críticos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3821
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_elitaniamarianascimentodasilva.pdf192,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.