Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3819
Título: O papel da literatura infanto-juvenil afro-brasileira na construção da identidade da criança negra no contexto da educação infantil
Autor: Santos, Wedja Maria da Conceição
Orientador: Souza, Ana Paula Abrahamian de
Palavras-chave: Arte de contar histórias;Identidade racial dos Negros;Literatura infantojuvenil;Conscientização racial em crianças
Data do documento: 2020
Citação: SANTOS, Wedja Maria da Conceição. O papel da literatura infanto-juvenil afro-brasileira na construção da identidade da criança negra no contexto da educação infantil. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumo: O presente artigo é o resultado de um estudo que teve como objetivo analisar a importância do uso da contação de histórias, com ênfase na literatura infanto-juvenil afro-brasileira no processo de construção identitária da criança negra no contexto da Educação Infantil. Nesse sentido, para realização desta pesquisa, partimos de uma revisão bibliográfica a qual foi responsável por fornecer os conhecimentos empíricos e teóricos que nortearam este trabalho, em conjunto com um estudo de caso, realizado com professores de uma escola da rede municipal de ensino do município de Chã Grande, Pernambuco, que atuam no âmbito da Educação Infantil, especificamente na fase final dessa modalidade. O instrumento escolhido para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada, online utilizando o Googleforms. A análise dos dados nos revelou a importância de desenvolver desde a mais tenra idade um trabalho que contemple a diversidade étnica e cultural presente em nosso país, onde as crianças negras se sintam representadas no mundo das histórias, por meio de referenciais que valorizem as suas características físicas e culturais, para que ela cresça se reconhecendo como parte integrante deste grupo étnico racial. Tendo em vista, que a identidade negra é construída ao longo do tempo e os espaços escolares atuam como parte fundamental nesse processo, os achados dessa pesquisa reforçam o papel da escola no trabalho com essa temática, pois é nesse espaço que a criança começa a lidar com a diversidade, a se reconhecer pertencente a um determinado grupo, onde os livros de literatura infanto juvenil afro-brasileira atuam como fonte de representação cultural dessa etnia.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3819
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_wedjamariadaconceicaosantos.pdf136,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.