Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3813
Título: Processo educacional Xukuru do Ororubá: a relação com a natureza num contexto das ciências naturais e suas tecnologias
Autor: Oliveira, Marciene Olegário da Silva
Orientador: Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9841407418433772
Palavras-chave: Indígenas – Educação;Índios Xukuru;Natureza
Data do documento: 2021
Citação: OLIVEIRA, Marciene Olegário da Silva. Processo educacional Xukuru do Ororubá: a relação com a natureza num contexto das ciências naturais e suas tecnologias. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: O povo indígena Xukuru do Ororubá tem um processo de luta constante para assegurar seus direitos e preparação das novas gerações, tendo a educação específica e diferenciada, garantida por direitos constitucionais, enquanto instrumento de resistência ao modelo colonial opressor, historicamente implantado no território. Deste modo, o trabalho buscou destacar aspectos sobre a educação específica e diferenciada, como a natureza se relaciona com o processo de ensino e aprendizagem, tornando-se evidente que a educação Xukuru está interligada com a luta pela terra livre, trazendo ideologias próprias na pessoa do cacique Xikão e outros guerreiros e guerreiras detentores dos saberes tradicionais. As lutas pela garantia de direitos fazem parte das nuances da educação Xukuru, assim como os ideais de cuidar da terra e viver pela terra, defendidos pelo grande líder Xikão e intensamente aderidos pelo povo, compondo uma pedagogia própria que é pensada coletivamente. Além das ações específicas que evidenciam a pedagogia Xukuru e a forte relação com a natureza que é sagrada, a pesquisa objetivou ressaltar a relevância das ciências naturais e suas tecnologias para o ensino aprendizagem dos indígenas Xukuru, uma vez que os conhecimentos sobre a mãe terra e os princípios do bem viver abrangem uma vasta possibilidade de ações interdisciplinares, envolvendo o contexto das ciências naturais dentro do processo específico educacional. De maneira geral, a pesquisa etnometodológica ressalta o compromisso que a educação Xukuru assume em formar guerreiros e guerreiras, indivíduos críticos e pensantes, conhecedores dos seus direitos e deveres, protetores da mãe terra e mais atentos às causas ambientais, pensando em um futuro que garanta a conexão com o sagrado, tão importante para o povo Xukuru. Tendo neste sentido, influência benéfica da natureza, tanto no processo educacional Xukuru como para o indivíduo, seja na sociedade indígena ou não indígena.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3813
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_marcieneolegariodasilvaoliveira.pdf194,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.