Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3808
Título: A importância da educação ambiental em escolas municipais campesinas
Autor: Santos, Marlos Alan Pereira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0921179810780076
Orientador: Nascimento, Regina Célia Macêdo do
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2339102253217709
Palavras-chave: Educação ambiental;Sustentabilidade;Cidadania;Meio ambiente
Data do documento: 2021
Citação: SANTOS, Marlos Alan Pereira. A importância da educação ambiental em escolas municipais campesinas. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: Por meio da Educação Ambiental é possível criar um futuro sustentável em que haja progresso. Sendo assim, o presente estudo buscou investigar como a Educação Ambiental, desenvolvida pelos professores do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental da escola pesquisada, tem contribuído para a formação do cidadão do campo. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas como também entrevistas in loco com professores e análise da percepção de alunos a respeito do tema, em uma escola da comunidade campesinha da cidade de Quebrangulo, Alagoas. Investigou-se como a Educação Ambiental desenvolvida pelos professores do terceiro e quarto ano do ensino fundamental da escola pesquisada, tem contribuído para a formação do cidadão do campo. Através das análises realizadas, percebeu-se a importância da abordagem do meio-ambiente em todos os seus sentidos, do reconhecimento da percepção distinta de meio ambiente por cada pessoa, como também, da importância e necessidade de melhoria da abordagem do tema da educação ambiental na formação de professores. Pois, verificou-se que os docentes ainda não possuíam uma visão sistemática da proposta da EA, além disso, as questões presentes no contexto do campo, também não são devidamente exploradas para que os estudantes possam compreendê-las. Percebeu-se que, a não abordagem dificulta todo desenvolvimento das capacidades cognitivas essenciais à vida deste discente. Desta forma, ser consciente de sua importância individual e coletiva no meio em que habita é fundamental, neste sentido, o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo diante das relações que ocorrem na esfera socioeconômica e ambiental, dentro e fora do campo, são fundamentais para ele. Assim, com alguns déficits relacionados ao olhar sistêmico da Educação Ambiental, concluindo que são necessárias mudanças na abordagem da EA e no preparo dos professores para essa abordagem, para que assim possa- se atingir um futuro sustentável.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3808
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_marlosalanpereirasantos.pdf353,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.