Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3780
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Ivanda Maria Martins | - |
dc.contributor.author | Silva, Rosane de Brito | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-19T15:49:42Z | - |
dc.date.available | 2023-01-19T15:49:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rosane de Brito. Mediação de leituras literárias no ensino médio: a intertextualidade como recurso na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3780 | - |
dc.description | No contexto do Ensino Médio, a interação dos estudantes com as obras literárias clássicas torna-se um desafio quanto ao interesse e ao engajamento dos discentes para práticas significativas de leituras literárias, já que grande parte das aulas de literatura fundamenta-se em abordagens tradicionais e enfoques anacrônicos. No Ensino Médio, a ênfase no estudo da História de Literatura é priorizada, e, muitas vezes, a leitura crítica da obra literária fica em segundo plano diante da preocupação em elencar autores e obras em períodos literários e blocos monolíticos. A presente investigação tem como objetivo geral desenvolver reflexões teórico-metodológicas sobre a mediação de leituras literárias no Ensino Médio, considerando a abordagem intertextual na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira, com o intento de produzir reflexões que visem a uma melhor mediação e contato dos estudantes leitores com as obras literárias. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa está norteada por abordagens que discutem eixos temáticos, como: ensino de literatura (ROUXEL, 2013), (SILVA, 2003), (ZILBERMAN, 2001); letramentos literários (COSSON, 2010), leitura dos clássicos (CALVINO,1993) e abordagem intertextual na formação de leitores (ARAÚJO; LOBO-SOUSA, 2009); (KRISTEVA ,1974). Em termos metodológicos, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, ancorada em uma abordagem qualitativa, procurando desenvolver reflexões teórico-metodológicas sobre a mediação de leituras literárias no Ensino Médio. Considerando os resultados da Revisão Sistemática realizada, os trabalhos analisados, que tinham como eixo temático a mediação literária, foram unânimes em relação a expor práticas centradas em sala de aula, sem instigar os alunos, só em expor conteúdos que eram memorizados, priorizando-se avaliações e notas. Nesse sentido, a educação literária era minimizada a uma simples aprendizagem de características, datas, autores de escolas literárias, nunca proporcionando uma ligação estreita com a leitura das obras. Propomos a valorização da intertextualidade como recurso importante no processo de formação de leitores, tendo em vista o diálogo entre as obras a serem lidas e outros diversos textos que estão inseridos na contemporaneidade. A estratégia de leitura intertextual pode ser aliada na mediação literária para aproximar os estudantes das obras clássicas da literatura brasileira. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura clássica | pt_BR |
dc.subject | Leitura (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
dc.title | Mediação de leituras literárias no ensino médio: a intertextualidade como recurso na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5500081198281785 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8436216704557833 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_rosanedebritosilva.pdf | 616,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.