Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3772
Título: Relações ecológicas e evolutivas em Amblypygi (Chelicerata): em busca de padrões geográficos na variação do tamanho corporal em Charinidae.
Autor: Galvão, Gabriela Albuquerque
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0258597223548815
Orientador: Souza, Thiago Gonçalves
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0444294877812617
Co-orientador : Miranda, Gustavo Silva de
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/3520462351528099
Palavras-chave: Aracnídeos;Tamanho Corporal;Zoogeografia
Data do documento: 3-Dez-2019
Citação: Galvão, Gabriela Albuquerque. Relações ecológicas e evolutivas em Amblypygi (Chelicerata): em busca de padrões geográficos na variação do tamanho corporal em Charinidae. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: Alguns padrões macroecológicos permanecem pouco generalizáveis e controversos, especialmente quando se trata de artrópodes em regiões tropicais. A relação negativa entre temperatura e tamanho corporal é uma das regras ecogeográficas mais conhecidas, embora pareça ser válida apenas para animais endotérmicos. Diversas hipóteses têm sido propostas para explicar essa relação, sendo a maioria delas baseadas no efeito do clima, não levando em consideração a dimensão da história evolutiva das espécies. Utilizando um banco de dados globais de ocorrência de aranhas-chicote, avaliamos fatores climáticos e evolutivos que afetam a distribuição de tamanho corporal deste grupo de artrópodes. Nós não encontramos relação entre o clima e a variação no tamanho corporal dos amblipígios. Entretanto, encontramos um sinal filogenético na distribuição de tamanho corporal de aranhas-chicote, indicando que mecanismos relacionados ao grau de parentesco são mais importantes do que fatores climáticos na determinação do tamanho corporal desses artrópodes.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3772
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_gabrielaalbuquerquegalvao.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.