Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3751
Título: Produção e manejo de essências florestais para a arborização urbana.
Autor: Costa, Robson Araújo
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1549167538102116
Orientador: Carvalho, Rejane Rodrigues da Costa e
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3307316028992311
Palavras-chave: Arborização das cidades;Essências florestais;Produção vegetal;Manejo
Data do documento: Ago-2017
Citação: COSTA, Robson Araújo. Produção e manejo de essências florestais para a arborização urbana. Recife, PE. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017.
Resumo: A arborização urbana, definida como toda vegetação que compõe o cenário ou a paisagem urbana, é um dos componentes bióticos mais importantes das cidades. Tecnicamente, a arborização urbana é dividida em áreas verdes (parques, bosques, praças e jardins) e arborização de ruas (vias públicas). Muitos pesquisadores chamam-na de florestas urbanas, conceito mais amplo que engloba os diversos espaços no tecido urbano passíveis de serem trabalhados com o elemento árvore, tais como arborização de rua, praça, parque, jardim, lote, terreno baldio, quintal, talude de corte e aterro, estacionamento, canteiro central de ruas e avenidas e margens de corpos d'água. A arborização é essencial a qualquer planejamento urbano e possui funções importantíssimas como: propiciar sombra, purificar o ar, atrair aves, diminuir a poluição sonora, constituir fator estético e paisagístico, diminuir o impacto das chuvas, contribuir para o balanço hídrico, valorizar a qualidade de vida local, assim como economicamente as propriedades ao entorno. Além disso, é fator educacional. Funções estas também presentes nos parques e praças. Ademais, por se constituírem em muitos casos em redutos de espécies da fauna e flora local, até com espécies ameaçadas de extinção, as árvores e áreas verdes urbanas tornam-se espaços territoriais importantíssimos em termos preservacionistas, o que aumenta ainda mais sua importância para a coletividade, agregando-se aí também o fator ecológico. A implantação de um projeto de arborização urbana deve atender a um planejamento que servirá de guia para o sucesso do projeto, dentre as atividades listadas em um planejamento tem-se a produção de mudas. Essa atividade está entre as mais importantes, pois de seu bom desenvolvimento dependerão todas as atividades posteriores, diante do exposto, o presente estudo visa realizar uma síntese sobre as atividades realizadas em um viveiro florestal para a obtenção de mudas em quantidade e qualidade para sua posterior implantação em diversas áreas da cidade do Recife.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3751
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_robsonaraujocosta.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.