Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3738
Título: Estágio curricular supervisionado obrigatório: mapeamento do risco de inundação do município de São Lourenço da Mata – PE.
Autor: Freitas, Pedro Marcos Lira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8259855042440433
Orientador: Caldas, Anildo Monteiro
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6543959400281255
Palavras-chave: Inundação;Morfologia;Hidrologia;Mapeamento;São Lourenço da Mata (PE)
Data do documento: 4-Nov-2020
Citação: FREITAS, Pedro Marcos Lira de. Estágio curricular supervisionado obrigatório: mapeamento do risco de inundação do município de São Lourenço da Mata – PE. Recife, PE. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumo: O estudo baseou-se na metodologia AHP (Analytic Hierarchy Process) para mapeamento de áreas de risco de inundação. Foram utilizadas cenas de radar da missão SRTM, reprojetadas para o SIRGAS 2000, para determinação das características morfológicas do município de São Lourenço da Mata localizado na Mesorregião metropolitana do Recife-PE. A modelagem digital foi realizada através do módulo Hydrology do software ArcGIS 9.3 - ESRI GIS and Mapping Software, licenciado para o Laboratório de Geotecnologias - GEOLab do Departamento de Tecnologia Rural da UFRPE. Para verificar a consistência dos pesos estatísticos calculados, foi verificada a razão de consistência (RC = IC/IR), sendo este parâmetro menor que 0,10 para validação do modelo, em que RC corresponde a razão de consistência, IR corresponde ao índice aleatório e IC ao índice de consistência. Assim utilizando-se de pesos estatísticos para a elaboração do mapa de risco de inundação do Município de acordo com o método estatístico AHP (Analytic Hierarchy Process) que consiste na categorização do problema em níveis hierárquicos lineares de importância em relação a cada fator ambiental pré-definidos. Através dessas análises foi possível indetificar que a cidade apresenta aproximadamente 90% das suas áreas com risco classificado em médio e baixo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3738
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_pedromarcosliradefreitas.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.