Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3737
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Ivanda Maria Martins-
dc.contributor.authorSilva, Alexsandro Rodrigues da-
dc.date.accessioned2023-01-13T15:15:30Z-
dc.date.available2023-01-13T15:15:30Z-
dc.date.issued2021-08-21-
dc.identifier.citationSILVA, Alexsandro Rodrigues da. A leitura literária no cárcere e o processo de humanização dos leitores no presídio de Itaquitinga-PE. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3737-
dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo geral investigar de que forma a aplicação da leitura literária atua no processo de humanização de leitores no cárcere do Presídio de Itaguatinga-PE. Como objetivos específicos, listamos: 1) Discutir pressupostos teórico-metodológicos sobre a leitura literária no planejamento de políticas públicas direcionadas à remição de pena dos privados de liberdade no cárcere; 2) Avaliar experiências com o Projeto de Leitura Literária no Cárcere, considerando o papel da literatura na mudança de comportamento dos apenados. Esta pesquisa delimitou-se em colher informações sobre de que forma a aplicação da leitura literária no cárcere tem cooperado com o processo de humanização dos leitores reclusos do Presídio de Itaquitinga-PE, tendo como aporte teórico, os trabalhos de Candido (1989) sobre o direito à literatura e, além dos enfoques de Horellou-Lafarge e Segré (2010) sobre o caráter humanizador da leitura literária. Em termos metodológicos, foi realizada pesquisa de caráter exploratório e bibliográfico, com vistas ao levantamento de materiais, como: livros, artigos científicos, revistas, na busca de conhecimento sobre a literatura no cárcere, como forma de identificar os impactos de mudança na vida dos encarcerados do presídio de Itaquitinga- PE. O desenho metodológico priorizou a abordagem quali/quantitativa, tendo em vista estudo descritivo de dados coletados por meio da aplicação de questionário a uma amostra de 70 apenados que fazem parte do Projeto de Remição de Pena pela Leitura Literária. Foi constatado que 75% dos sujeitos possuem o ensino fundamental incompleto, 64% possem de 20 a 30 anos de idade, e destacam como sendo de extrema importância a leitura dentro do cárcere, considerando a prática da leitura literária como instrumento que promove não apenas a redução da pena, mas também humanização.pt_BR
dc.format.extent33 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPrisioneiros - Educaçãopt_BR
dc.subjectRemição (Direito penal)pt_BR
dc.titleA leitura literária no cárcere e o processo de humanização dos leitores no presídio de Itaquitinga-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8436216704557833pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_alexsandrorodriguesdasilva.pdf954,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.