Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3702
Título: Mapeamento de risco de inundação em áreas na região da Bacia do Rio Tapacurá
Autor: Silva, Lucas José de Souza
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9374376047748485
Orientador: Caldas, Anildo Monteiro
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6543959400281255
Palavras-chave: Bacias hidrográficas;Inundações;Mapeamento;Tapacurá, Rio, Bacia (PE)
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Lucas José de Souza. Mapeamento de risco de inundação em áreas na região da bacia do Rio Tapacurá. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumo: O presente trabalho segue a metodologia AHP (Analytic Hierarchy Process) para mapeamento de áreas de risco de inundação utilizando cenas de radar da missão SRTM, reprojetadas para o SIRGAS 2000 e mosaico de imagens de sensor óptico Landsat 8, para análise das características morfométricas da bacia hidrográfica do rio Tapacurá (BHRT). A BHRT foi escolhida para esse estudo por ser bastante importante para a região metropolitana do Recife, pois na década de 70 uma barragem foi construída com a finalidade de diminuir as cheias em períodos extremos de precipitação no Recife, como também para o abastecimento da população da Região em épocas de extrema escassez. A modelagem digital será realizada no módulo HYDROLOGY do software ArcGIS 9 da ESRI - ESRI GIS and Mapping Software, licenciado para o Laboratório de Geotecnologias - GEOLab do Departamento de Tecnologia Rural da UFRPE. Para verificar a consistência dos pesos estatísticos calculados, será verificada a razão de consistência (RC = IC/IR), sendo este parâmetro menor que 0,10 para validação do modelo, em que RC corresponde a razão de consistência, IR corresponde ao índice aleatório e IC ao índice de consistência. Assim utilizando-se de pesos estatísticos para a elaboração do mapa de risco de inundação da Bacia de acordo com o método estatístico AHP (Analytic Hierarchy Process) que consiste na categorização do problema em níveis hierárquicos lineares de importância em relação a cada fator ambiental pré-definidos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3702
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_lucasjosedesouzasilva.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.